A Ferroviária lutou bravamente, mas acabou sendo eliminada do Paulistão Feminino 2022. Na noite desta segunda-feira (12), a equipe foi derrotada pelo Palmeiras por 1 a 0, em partida disputada na Arena Barueri, pelo jogo de volta da semifinal. No jogo de ida, as equipes empataram por 4 a 4.
O único gol do jogo aconteceu na segunda etapa, marcado pela meia Andressinha em cobrança de falta.
Apenas a vitória interessava para as equipes no tempo normal, já que o empate levaria para as penalidades.
Com o resultado, a Ferroviária encerra a temporada de competições, terminando na quarta colocação do Paulistão Feminino.
Agora, o clube terá como seu primeiro desafio na próxima temporada a disputa com o time masculino na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa no dia 3 de janeiro.
O JOGO
Antes da bola rolar, tanto a Ferroviária como Palmeiras tiveram dificuldades para chegar na Arena Barueri por conta do trânsito e da forte chuva que caiu.
O alviverde chegou faltando menos de uma hora para o jogo, mas as Guerreiras Grenás chegaram faltando meia hora para a bola rolar. O aquecimento aconteceu de forma rápida e com as jogadoras já uniformizadas para a partida.
Com a bola rolando, o Palmeiras começou melhor e quase abriu o placar aos três minutos. Livre de marcação, Camilinha recebe bola na entrada da área e arrisca de longe, a bola explode no travessão de Luciana.
Primeira chegada perigosa das Guerreiras aconteceram aos 10 minutos. Em boa trama pelo meio, Laryh recebe a bola, finta duas marcadoras e rola para Eudimilla, mas a bola passa por de trás da jogadora e fica para Amanda fazer defesa tranquila.
Aos 16, mais uma chegada perigosa por parte das Palestrinas. Bia Zaneratto tabela com Camilinha, invade a área e chuta cruzado. A bola passa tirando tinta da trave esquerda de Luciana e se perde pela linha de fundo.
Com o passar do tempo, a Ferroviária foi conseguindo equilibrar mais as ações e chegou a trabalhar mais a posse de bola no campo de ataque, mas não conseguia finalizar de forma efetiva ao gol defendido por Amanda.
Aos 36, o Palmeiras chegou novamente com perigo. Em jogada pela direita, Duda Santos faz bela jogada, sai de duas marcadoras, toca para Bia Zaneratto e serve para Camilinha chegar chutando quase da pequena área, mas Camila faz corte providencial e manda a bola para escanteio.
Já aos 44 minutos, a Ferroviária perdeu uma ótima oportunidade de abrir o placar. Em contra-ataque, Laryh lança bola açucarada para Mylena Carioca, que saiu em velocidade, entrou na área, mas bateu fraco para defensa tranquila de Amanda.
Na segunda etapa, a Ferroviária voltou com uma alteração. A treinadora Jéssica de Lima promoveu a entrada de Suzane no lugar de Aline Gomes, deslocando Eudimilla para o lado do campo.
Aos 11 minutos, a Ferroviária chegou com perigo. Em cobrança de escanteio, Suzane levantou a bola na área e Daiane apareceu livre para cabecear, mas a bola saiu por cima do gol.
Só aos 23 minutos o Palmeiras chegou com perigo, mas quase abriu o placar. Após cobrança de escanteio, o cabeceio saiu, mas Barrinha conseguiu tirar a bola de cima da linha o que seria o primeiro gol da partida.
Aos 29 minutos, as Palestrinas conseguiram abrir o placar. Em cobrança de falta, Andressinha levantou a bola na área, passou por todo mundo e entrou direto no gol: 1 a 0.
Depois de sofrer o gol, a Ferroviária começou a sair mais para o ataque, enquanto o Palmeiras tentava encaixar um contra-ataque para matar o jogo.
Aos 37, Mylena Carioca fez jogada pela direita e cruzou, Laryh subiu livre para cabecear, mas a bola passou a direita do gol de Amanda, se perdendo pela linha de fundo.
Na reta final de jogo, quase o time da casa ampliou o placar. Em cruzamento na área, Carol Baiana pelo alto e cabeceia, mas Luciana espalmou, colocando a bola em escanteio.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA FEMININO 2022 – SEMIFINAL – JOGO DE VOLTA
PALMEIRAS x FERROVIÁRIA
Data/horário: segunda-feira, 12 de dezembro 2022, às 21h30
Local: Arena Barueri, em Barueri
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luís Marques; 4º árbitro: Ilbert Estevam da Silva
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, com a assiste Amanda Pinto Matias
Público: 147 pessoas
Cartões amarelos: Day Silva (aos 17′ do 1T), Camilinha (aos 33′ do 1T), Bruna Calderan (aos 20′ do 2T), Sochor (aos 47′ do 2T) para o Palmeiras; Carol Tavares (aos 32′ do 2T) para a Ferroviária
Gols: Andressinha (aos 29′ do 2T) para o Palmeiras
Palmeiras – Amanda; Bruna Calderan, Poliana (Sochor), Julia Bianchi e Day Silva; Andressinha, Duda Santos (Carol Baiana) e Ary Borges; Camilinha, Bia Zaneratto e Byanca Brasil. Técnico: Ricardo Belli
Ferroviária – Luciana; Daiane, Luana, Camila e Barrinha (Lurdinha); Ingryd (Nicoly), Rafa Mineira (Ana Alice) e Eudimilla (Carol Tavares)); Aline Gomes (Suzane), Laryh e Mylena Carioca. Técnica: Jéssica de Lima