Home Destaques

Ferroviária goleia Nacional e estreia com vitória na Série D do Brasileiro

Após susto, Locomotiva passa por cima do NAC e começa liderando no Grupo A-7 da competição

167
Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

A caminhada da Ferroviária na Série D do Brasileiro começou em grande estilo. Na tarde deste sábado, a equipe foi até o estádio Erich Georg, em Rolândia, e goleou o Nacional por 4 a 1, pela primeira rodada da competição.

Branquinho, Tony, Bruno Mezenga e Anderson Salles, foram os autores dos gols da Locomotiva, enquanto JP descontou para o NAC.

A vitória já coloca a Ferrinha na liderança provisória do Grupo A-7 com três pontos, mesma pontuação da Portuguesa-RJ, que venceu o Toledo por 3 a 0. O time araraquarense, por ter mais gols feito, lidera a chave.

Na próxima rodada, a Ferroviária recebe a Portuguesa-RJ, sábado (26), às 18h, na Fonte Luminosa, enquanto o Nacional visita o Toledo, no próximo domingo (27), às 16h, no estádio 14 de Dezembro.

O JOGO

Mesmo com portões fechados, alguns torcedores do Nacional conseguiram acompanhar a partida. Cerca de dez torcedores ficaram em cima de um caminhão estacionado em uma rua atrás dos bancos de reserva das equipes, outros apareceram até em cima da árvore.

Logo no começo do jogo, o Nacional criou duas oportunidades para abrir o placar. Aos quatro minutos, a Ferroviária sai jogando errado, Piauí recupera a bola, entra na área, mas é travado na hora do chute por Arthur e manda para escanteio.

No minuto seguinte, a zaga grená tenta afastar o perigo, mas a bola sobra para Elionay, que cabeceia e Saulo faz grande defesa, mandando para escanteio.

Após os sustos, a Ferroviária conseguiu impor o seu jogo e trabalhou mais no campo adversário. Aos 16 minutos, Tony recebe na entrada da área, dá um chapéu no adversário, mas Luiz Caetano corta. Na sequência, Tiago Marques fica com a sobra, mas é derrubado. O árbitro, Luiz Augusto Silveira Tisne, mandou o jogo seguir.

Aos 26 minutos, a Locomotiva abriu o placar. Lucas Mendes cobra lateral, Bruno Mezenga é enganado pelo quique da bola, mas fica com Tiago Marques. O atacante entra na área, dá dois cortes em Luiz Caetano e toca para a chegada de Branquinho, que finaliza no canto direito de Zé Carlos para inaugurar o placar: 1 a 0.

Mesmo atrás do placar, o NAC respondeu e quase chegou ao empate. Aos 30 minutos, em lançamento do campo de defesa, a zaga afeana para e JP avança em direção do gol e chuta. A bola bate na perna de Saulo e sai em escanteio.

Quatro minutos depois, mas um lance perigoso a favor do time da casa. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Gustavo chuta direto para o gol e Saulo faz grande defesa, afastando o perigo. Na sequência, JP é lançado na área e balança as redes, mas a arbitragem marcou impedimento no lance.

Já aos 46 minutos, nova chance para o NAC. Elionay recebeu na entrada da área e arriscou de longe. A bola quicou na frente de Saulo, bate em seu peito, mas se recupera e, de carrinho, manda para escanteio, afastando o perigo.

Aos 48, a Locomotiva chegou novamente ao ataque. Em cruzamento na área, Branquinho, mesmo desequilibrado, consegue o cabeceio, a bola ia encobrindo o goleiro Zé Carlos, mas ele se recuperou e espalmou para escanteio, sendo o último lance do jogo.

Branquinho marcou o primeiro gol da Ferroviária na Série D – Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

Na segunda etapa, o Nacional seguiu pressionando e conseguiu chegar ao gol de empate. Aos quatro minutos, após cobrança de latera, a zaga afeana afasta e, no rebote, JP recebe lançamento na área, entra livre e fuzila no canto esquerdo de Saulo, que nada pôde fazer: 1 a 1.

Desligada, a Locomotiva via o adversário crescer na partida e quase tomou a virada. Aos oito minutos, em cobrança de falta perto da entrada da área, Gustavo bate forte, mas Saulo se estica todo e manda para escanteio.

Porém, aos 13 minutos, Lucas Mendes entrou na área e o jogador do Nacional, ao tentar cortar, acertou chute na cabeça do jogador afeano. Na cobrança, Tony desloca Zé Carlos e bate no canto esquerdo: 2 a 1.

O NAC estava melhor na partida, mas sentiu o golpe e a Locomotiva chegou ao terceiro gol. Aos 18 minutos, Bruno Mezenga desarma no meio de campo, a bola fica com Tony e devolve para o atacante, que parte livre de marcação e, de fora da área, chuta rasteiro e a bola acerta a bochecha da rede para ampliar: 3 a 1.

Após os lances, a Locomotiva tomou conta do jogo, enquanto a equipe da casa não conseguia chegar mais ao campo de ataque.

Aos 30 minutos, a Ferrinha desperdiçou mais uma chance. Tony recebe na direita e cruza rasteiro na área, Tiago Marques não alcança e a bola passa por toda a grande área e sai em lateral.

Cinco minutos depois, a equipe visitante desperdiçou outra oportunidade. Tiago Marques recebe na entrada da área e toca na direita para a chegada para Pastor, que chuta cruzado, mas a bola tira tinta da trave e se perde pela linha de fundo.

Já aos 46 minutos, a Locomotiva finalmente balançou as redes mais uma vez. Em cobrança de falta de muito longe, Anderson Salles solta uma bomba e a bola vai no ângulo de Zé Carlos, que pulou, mas não alcançou: 4 a 1.

FICHA TÉCNICA

NACIONAL 1×4 FERROVIÁRIA
Data/Horário:
sábado, 19 de setembro de 2020, às 15h30
Local:
estádio Erich Georg, em Rolândia/PR
Arbitragem: Luiz Augusto Silveira Tisne (SC), auxiliado por Heitor Alex Eurich (PR) e Leandro Polli Glugoski (PR)
Cartões amarelos: Luiz Caetano, Igor, Everton (Nacional); Anderson Salles (Ferroviária)
Cartão vermelho: Igor (Nacional)
Gols: JP (aos 4′ do 2T) para o Nacional; Branquinho (aos 26′ do 1T), Tony (aos 13′ do 2T), Bruno Mezenga (aos 18′ do 2T) e Anderson Salles (aos 46′ do 2T) para a Ferroviária

Nacional – Zé Carlos; Thomas, Igor, Luiz Caetano e João Vitor (Gianluca); Ewerton, Elionay (Kenu) e Gustavo; Piauí, JP e Cadinho (Irving). Técnico: Rafael Andrade

Ferroviária – Saulo; Lucas Mendes (Pastor), Anderson Salles, Max e Arthur (Bruno Recife); Nando Carandina, Dudu Vieira e Tony (Fellipe Mateus); Tiago Marques (Matheus Salustiano), Bruno Mezenga e Branquinho (Will). Técnico: Dado Cavalcanti