Home Destaques

Ferroviária vence o Santos nos pênaltis e vai enfrentar o São Paulo na final do Sub-20

Clube do Morumbi superou o Corinthians por 2 a 0; Ferroviária eliminou o Santos nos pênaltis após derrota por 1 a 0. Primeiro jogo da final será em Araraquara.

0
Ferroviária superou o Santos, nos pênaltis (Foto: Rafael Zocco)

Nesta quarta-feira (31), as Guerreirinhas Grenás venceram o Santos por 3 a 1 nos pênaltis. A partida foi válida pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paulista da categoria Sub-20, realizada no estádio Dr. Hudson Buck Ferreira, em Matão. O tempo regulamentar terminou com o placar de 1 a 0 para o Santos.

O JOGO

Os primeiros 45 minutos foram sem grandes emoções. As duas equipes sobressaíram-se no lado defensivo, inibindo qualquer ação de ataque. O jogo ficou concentrado no meio-campo, com intensa disputa. Já no segundo tempo, o time santista retornou com outra postura, e logo aos 10 minutos, Ana Barboza surpreendeu e bateu de longa distância, ao ver a goleira um pouco adiantada. Com dificuldade, a arqueira se recuperou e conseguiu colocar a bola pela linha de fundo.

No ataque seguinte, Ana Barbosa realizou grande jogada pela ala direita. Fintou duas adversárias e bateu firme de fora da área. A bola passou por cima do gol. Samara foi para cima pelo lado esquerdo e conseguiu colocar a bola na área, aos 17 minutos. Após bate e rebate, Analu pegou a sobra e bateu para fora.

No contra-ataque, a Ferroviária chegou com muito perigo, e a arqueira santista, Tchelly, executou uma linda defesa, ao defender um chute à queima roupa. Aos 36 minutos, Leveque bateu falta de longa distância e a goleira conseguiu fazer a defesa. E aos 40 minutos, Isa Viana invadiu a área e foi derrubada.

Penalidade máxima para o time santista. Leveque foi para a cobrança, abriu o placar da partida e igualou o marcador geral em 1 a 1. Já nos acréscimos, Tchelly realizou mais uma defesa extraordinária. Após jogada ofensiva pelo lado direito, a atacante adversária recebeu já dentro da área, girou e bateu forte. A arqueira santista se esticou e com o pé evitou o gol de empate da Ferroviária.

Com a igualdade no placar agregado, a decisão foi para os pênaltis, e a Ferroviária levou a melhor.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIA DE ESPORTES 0 (3) X 1 (1) SANTOS FC

Local: Estádio Municipal Dr. Hudson Buck Ferreira, em Matão, São Paulo.
Data: quarta-feira, 31 de julho de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Paulo Ricardo Pereira Fernandes
Assistentes: Anna Beatriz Scagnolato e Maria Eduarda Silva Pires

Gols: Leveque (pênalti) aos 40min do segundo tempo.

Pênaltis: Leveque, Isa Moraes perdeu e Nívea perderam; Pepê marcou (SFC); Monique, Grazi e Ana Júlia e marcaram; Aninha perdeu (AFE)

Santos FC: Tchelly; Barbara Cuzzuol (Isa Moraes), Duda Mattos, Emily e Raissa Calheiros; Luiza Maria (Ana Barboza), Gabi Vitória (Leveque), Mari Feitosa (Lara Mares) e Samara (Nívea); Camile Abreu (Isa Viana) e Analu (Pepe). Técnica: Julia Passero

Ferroviária: Leilane; Evynha (Aninha), Grazi, Monique e Ana Júlia; Laurinha (Camilinha), Geovana (Bia Oliveira), Fer e Ana Luiza; Dos Santos e Roberta. Técnico: Andreia Rosa

REGULAMENTO

Os onze times participantes foram divididos em três grupos, duas chaves com quatro equipes e a outra com três times. Na primeira fase, as equipes jogaram em turno e returno entre si, classificando os dois melhores de cada grupo e mais os dois melhores terceiros colocados no geral para as quartas de final.

A partir do mata-mata, a definição dos classificados acontece por disputa de pênalti em caso de igualdade no placar agregado.

A GRANDE FINAL

Classificada após derrotar o Santos nos pênaltis as guerreirinhas vão enfrentar na grande final o time do São Paulo que eliminou o Corinthians no Paulista Feminino Sub-20. A primeira partida será em Araraquara e as disputas serão fechadas com o jogo da volta na capital.

O São Paulo venceu o Corinthians mais uma vez no clássico Majestoso, agora por 2 a 0, em Santana de Parnaíba, e conquistou vaga para a decisão. O time já havia aberto vantagem jogando no mesmo estádio na ida, quando venceu por 1 a 0, agora concretizando classificação com 3 a 0 no agregado. O São Paulo vai enfrentar a Ferroviária.