
Com dois gols no final do primeiro tempo, marcados por Zé Mário e Juninho, a Ferroviária conquistou uma vitória importante por 2 a 0 sobre o São Bento, nesta quarta-feira (26), no estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, pela 13ª e antepenúltima rodada da Série A2 do Campeonato Paulista de 2025.
O resultado recolocou a Locomotiva de Araraquara no G8, agora com 19 pontos e cinco vitórias, reforçando suas chances de classificação para a próxima fase. Já o São Bento, que vinha motivado pelo empate contra o São José, sofreu sua sétima derrota na competição e voltou para a zona de rebaixamento, com 10 pontos.
Com apenas duas rodadas restantes, o Azulão sorocabano luta para evitar a queda para a Série A3 de 2026, ao lado de Rio Claro (9 pontos), Portuguesa Santista e Linense (ambos com 11 pontos).
LOCOMOTIVA NA FRENTE
O São Bento começou melhor na partida, dominando as ações ofensivas e pressionando a defesa grená. No entanto, pecou nas finalizações e viu a Ferroviária ser mais eficiente nos minutos finais da primeira etapa.

A primeira chegada do Azulão veio logo aos seis minutos, quando Jailson tocou para David Ribeiro, que finalizou por cima do gol. A Ferroviária respondeu com Juninho e Alencar, exigindo boas defesas do goleiro Neto.
Aos nove, o São Bento teve mais uma boa chance: Jailson finalizou, o goleiro Léo defendeu, e David Ribeiro desperdiçou o rebote. A Locomotiva voltou ao ataque aos 21 minutos, quando Cássio Gabriel ajeitou após um bate-rebate na área, mas chutou por cima. O Bentão seguiu pressionando e, aos 24, Leandro finalizou, mas a bola passou por cima do travessão.
Quando parecia que o jogo iria para o intervalo sem gols, a Ferroviária mostrou eficiência e abriu o placar. Aos 39 minutos, Quirino encontrou Zé Mário, que invadiu a área, driblou a marcação e finalizou com precisão para fazer 1 a 0.
Pouco depois, aos 42 minutos, após cobrança de escanteio e troca de passes na entrada da área, Juninho acertou um belo chute, sem chances para Neto, ampliando para 2 a 0 e fechando o placar do primeiro tempo.
SEM REAÇÃO
Atrás no placar, o São Bento tentou reagir, mas não conseguiu repetir o bom desempenho ofensivo da primeira etapa. A primeira finalização perigosa veio apenas aos 12 minutos, quando Kunzel chutou por cima do gol.
A Ferroviária, com a vantagem, passou a explorar os erros do adversário e apostar nos contra-ataques, mas sem pressionar com intensidade. O Azulão voltou a assustar aos 28 minutos, quando Brunão, que entrou no segundo tempo, ajeitou e finalizou por cima. Aos 31, o camisa 9 teve mais uma oportunidade, mas errou o alvo novamente.
A melhor chance do São Bento veio aos 33 minutos, quando Wesley Barbosa cabeceou e acertou a trave. Aos 38 minutos, a Ferroviária quase ampliou em um contra-ataque, e, na sequência, Felipinho finalizou, mas Léo fez a defesa.
Com o apito final, a Locomotiva consolidou a vitória por 2 a 0, garantindo um lugar no G8 e complicando ainda mais a situação do São Bento, que voltou para a zona de rebaixamento a duas rodadas do fim da primeira fase.
PRÓXIMOS DESAFIOS
Na 14ª e penúltima rodada da Série A2, o São Bento enfrenta o Linense, fora de casa, no estádio Gilbertão, no dia 1º de março, às 19h30. Já a Ferroviária encara o Rio Claro, também fora de casa, no estádio Schimitão, no mesmo dia, às 15h00.
FICHA TÉCNICA
São Bento 0 x 2 Ferroviária
Fase: 1ª Fase
Rodada: 13ª rodada
Data: 26/02/2025
Horário: 19:30
Árbitro:Henrique Otto Cruz Hengstmam
Assistentes: Gabriel Rodrigues Santos e Anna Beatriz Scagnolato
Cartões Amarelos:
São Bento: Fabio Bahia
Ferroviária: Tarik, Luís Henrique
GOLS: Ferroviária: Zé Mário – 39’1T, Juninho – 42’1T
Público: 1.111 torcedores
Renda: R$12.940,00
Estádio: Walter Ribeiro
Local: Sorocaba (SP)
São Bento: Guilherme Neto; Leandro Silva (Samuel Santos), Manzoli, Diogo Rangel (Buiate), e Emanuel (Felipinho); Fábio Bahia, Wesley Barboza, Anderson Kunzel e Nadson (Brunão); Jailson e David Ribeiro (Marcos Nunes). Técnico: Fabiano Carneiro
Ferroviária: Léo Wall; Weverton, Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Zé Mário (Ronaldo); Ricardinho (Tarik), Alencar, Ian Luccas (Vitor Silva) e Cassio Gabriel (Luiz Henrique); Quirino e Juninho (Edson Lucas). Técnico: Vinicius Bergantin
(Informações Futebol Interior / Fotos: Luis Miguel Ferreira)