Home Cidade

FliSol apresenta mesa literária nesta quinta no Teatro Municipal “Autora homenageada” com Djamila Ribeiro

Atividade no Teatro Municipal será às 19h e conta com mediação de Alessandra Laurindo, além de feira de livros e banda Soul da Ilha. A presença do escritor Ignácio de Loyola Brandão enriquece mais uma edição do importante acontecimento artístico e cultural.

14
Djamila Ribeiro e Ignácio de Loyola na Flisol

Na noite desta quinta-feira (07), a partir das 19h, a FliSol – Festa Literária da Morada do Sol apresenta a mesa literária “Autora homenageada – Djamila Ribeiro”, com a presença dos autores Djamila Ribeiro e Ignácio de Loyola Brandão, sob mediação de Alessandra Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara.

A distribuição de ingressos para toda a programação no Teatro Municipal vem sendo realizada através do site Sympla, de forma antecipada e gratuita. Os interessados podem reservar seus ingressos por meio do link: https://www.sympla.com.br/produtor/flisol .

A noite começa com a feira literária no saguão do teatro, com participação dos autores participantes da festa e também da banda Soul da Ilha. A mesa literária “Autora homenageada – Djamila Ribeiro”, com a presença de Djamila e de Ignácio, será realizada no palco do teatro.

A homenageada, Djamila Ribeiro, é autora dos livros “Lugar de Fala” (Jandaíra/Feminismos Plurais), “Quem tem medo do Feminismo Negro?”, “Pequeno manual antirracista” e “Cartas para minha avó” (Companhia das Letras), com traduções para três idiomas. É também professora convidada do departamento de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisadora convidada da University of Mainz (Alemanha), imortal da cadeira nº 28 da Academia Paulista de Letras desde 2022 e é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo, Djamila foi laureada pelo Prêmio Prince Claus de 2019, concedido pelo Reino dos Países Baixos. Em 2020, ganhou o Prêmio Jabuti, o mais importante do meio literário brasileiro, na categoria Ciências Humanas, pelo “Pequeno Manual Antirracista”. Em 2021, foi a primeira pessoa brasileira da história a ser homenageada pelo BET Awards, concedido pela comunidade negra estadunidense. Em 2023 recebeu o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos.

A mesa terá a participação do “imortal” araraquarense, Ignácio de Loyola Brandão, que é o patrono da FliSol – vale destacar que Ignácio, em 2022, foi autor homenageado da 1º edição da FliSol e, posteriormente, a partir da 2º edição foi nomeado Patrono oficial da Festa Literária.

A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI-Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA.

INFANTIL

A programação da quinta-feira tem início pela manhã, com a FliSolzinha apresentando o espetáculo infantil “A Coroa de Fios”, às 9h e também à tarde, às 14h, no Teatro Municipal. As apresentações são destinadas aos estudantes da rede municipal, em uma parceria realizada com a Secretaria Municipal de Educação. O espetáculo tem direção de Larissa Mariano e produção de Zé Guilherme e apresenta os atores Eduardo Marçal e Larissa Mariano.