Home Cultura e Lazer

Flisolzinha apresenta espetáculos para estudantes da rede municipal nesta quarta (27) e quinta (28)

Biblioteca Municipal Mário de Andrade recebe estudantes para a Flisolzinha, com os espetáculos “A Ver Estrelas” (em destaque) e “Marinheiro, o aventureiro – uma história inspirada na criança interior de Mário de Andrade”

12
Cia. Capim Limão apresenta “A Ver Estrelas”,

A FliSolzinha retoma a programação iniciada em agosto, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28 de setembro), com espetáculos para os alunos da rede municipal de Educação. O experimento lúdico “A Ver Estrelas” e espetáculo infantil “Marinheiro, o aventureiro – uma história inspirada na criança interior de Mário de Andrade” são atrações deste mês. A FliSolzinha é uma extensão da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol e toda a programação é gratuita.

Na quarta-feira a Cia. Capim Limão apresenta “A Ver Estrelas”, às 8h30 e 14 horas, para crianças com faixa etária de 08 a 10 anos, dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Pela manhã participam 130 alunos das EMEFs: José Roberto Pádua de Camargo, Vereador Edmilson de Nola Sá e Luiz Roberto Salinas Fortes; já no período da tarde são mais 130 estudantes das EMEFs: Altamira Amorim Mantese, Prefeito Rubens Cruz e Rafael de Medina.

A turma 21 do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara apresenta um experimento lúdico criado a partir da obra “A Ver Estrelas”, escrita pelo artista pernambucano João Falcão. Numa encenação voltada para o público infanto-juvenil, repleta de jogos do absurdo, pode-se acompanhar a trajetória do jovem Jonas, que ao se perceber adulto, abandona a imaginação e seu lado mais criativo.

A sequência de cenas brincadas convida a plateia a refletir sobre as passagens entre a realidade e a fantasia e assim, a importância da arte no cotidiano das pessoas.

“A Ver Estrelas” conta no elenco com os artistas-estudantes da 21ª turma Técnico em Teatro do Senac Araraquara: Beatriz Medeiros, Brenda Merino, Cauê Felici, Luis Paulo Belezoni, Maria Fernanda Lorenzetti, Maria Ligia Martins, Myllena Alves, Nathalia Campos, Nicole Romão, Pedro Carvalho, Thais Venturini e Yumi Santana.

A orientação é assinada pelos docentes Jorge Okada, Paulo Bretas e Renata Berti, com coordenação de Samantha Medeiros Parelli e apoio técnico dos assistentes Cassiano Ramos e Vinícius Leme e apoio de Ana Karolina Araújo.

QUINTA-FEIRA

Depois, na quinta-feira, a FliSolzinha apresenta o espetáculo infantil “Marinheiro, o aventureiro – uma história inspirada na criança interior de Mário de Andrade”, com os atores Zé Guilherme e Larissa Mariano.

“Marinheiro, o aventureiro” terá duas sessões: às 8h e às 14h, para estudantes da Educação Infantil, com idade de 4 a 5 anos. Participam 125 estudantes em cada uma das sessões, oriundos das EMEFs Rubens Cruz I e II.

A história é inspirada na forma como Mário de Andrade escreveu Macunaíma, na chácara Sapucaia, na Missão de Pesquisa Folclórica coordenada por ele e também na lenda da serpente da Matriz de Araraquara.

A atividade conta um pouco da história real de Mário de Andrade, desde sua infância, passando por seus maiores reconhecimentos e chegando até o momento em que ele cria, pelo Departamento de Cultura de São Paulo, os jardins de infância, em unidades chamadas de “Parque Infantil”, para crianças de 3 a 6 anos. Eram espaços que promoviam atividades educacionais e culturais, com foco na valorização da cultura nacional.

A história “Marinho, o aventureiro” é a peripécia de um menino que costumava ir para a banheira do tio, no meio da madrugada, para viver aventuras. Lá ele viaja para vários cantos do país, em busca de verdadeiramente descobrir o Brasil. Ele encontra indígenas, caboclinhos e ribeirinhos e ainda conhece uma música nova!

Em uma dessas aventuras ele descobre um túnel que chega na Praça da Matriz da sua cidade e lá ele descobre que tem uma cobra gigante. Será que ele vai conseguir salvar a cidade?