Home Cidade

Frente Parlamentar dos idosos na Câmara prega envelhecimento das pessoas com qualidade de vida

Presidente do grupo Paulo Landim alerta população sobre o aumento do envelhecimento e a necessidade de normas que possam, em defesa dos direitos, garantir a qualidade de vida dos idosos

103
Integrantes do grupo que defende na Câmara os direitos dos idosos

Na manhã desta quarta-feira (08), a Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos, realizou no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara, uma importante reunião por entender que o envelhecimento da população é um tema urgente, e precisa preparar a cidade para que essa etapa da vida seja acolhida da melhor forma possível.

De acordo com o presidente do grupo de estudos e ações, vereador Paulo Landim, algumas ações, envolvem principalmente a questão financeira das instituições filantrópicas de longa permanência. “Araraquara precisa se preparar para acolher esse grupo etário e garantir o envelhecimento com qualidade de vida”, disse Landim.

O presidente da Frente citou ao RCIA que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 10,9% da população brasileira era de pessoas com 65 anos ou mais. Isso corresponde a 57,4% de aumento desde 2010, quando a estimativa era de 7,4%. Em 1980, essa faixa etária correspondia a apenas 4% da população.

 “Também dialogamos sobre a saúde e a mobilidade urbana, garantindo os passeios públicos. Nossa próxima reunião será no dia 12 de novembro, às 10h, aqui na Câmara Municipal”, comentou Landim logo após o encontro de quarta, agradecendo a participação de todos.