Home Destaques

Furtos aumentam 61% em Araraquara no primeiro quadrimestre

Número de roubos também cresceu no período: 37%

60
Joao Alberto 89
O secretário de Segurança Pública de Araraquara, Cel. João Alberto

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, o número de furtos em Araraquara aumentou 61%, no primeiro quadrimestre, em comparação com o ano passado. No mesmo período, o número de roubos sofreu uma alta de 37%.

Segundo a Constituição Federal, a segurança pública é atribuição do Estado, por meio das polícias Civil e Militar. “A esta Secretaria cumpre o auxílio através da Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal e de convênio com o Estado para compartilhamento das informações e de leitura de placas veiculares”, explicou o secretário João Alberto.

O órgão informou ainda que o município possui câmeras instaladas em vias públicas. “São câmeras dotadas com recursos de leitura de placas veiculares integradas ao Detecta do Estado de São Paulo.”

A Secretaria afirma que a Central de Videomonitoramento da GCM recebe ainda imagens compartilhadas do Terminal Central de Integração, dados do veículo móvel da Área Azul, dados do pedágio de Bueno de Andrada, além de 350 câmeras que integram o programa Câmera Cidadã e 1.000 instaladas nos próprios públicos municipais.

“Além disso, esta Secretaria mantém um setor de inteligência especificamente para tratar, pesquisar e armazenar imagens, colaborando com as polícias para investigação criminal ou no exercício do Poder de Polícia da Administração Municipal nas questões ambientais, de posturas ou de trânsito”, completou.

Quando questionada sobre locais com aumento de usuários de drogas e população em situação de rua, o setor alega que são tomadas providências com base na Lei de Drogas e que tais indivíduos são encaminhados para as medidas cabíveis. “A GCM patrulha praças e áreas de lazer por toda a cidade, intensificando naquelas com maior risco de ocorrências.”

Por fim, o órgão argumenta que o aumento da vulnerabilidade social não está, necessariamente, relacionado com o aumento de crimes; e frisa que Araraquara tem diversos programas sociais para atender esse público, que é monitorado e assistido diariamente.