
Já era final de tarde neste domingo (15) quando um enorme galho acabou se rompendo de uma árvore existente no canteiro central da Rua Castro Alves, a 16, no bairro do Santana. Com o forte barulho os moradores saíram das suas casas, verificando o que estava ocorrendo.
Nos últimos meses tem sido comum o Corpo de Bombeiros ser chamado para atender este tipo de ocorrência, alguns causando danos materiais. As árvores chegaram a passar cerca de dois anos atrás por um trabalho de análise, quando então, verificou-se o estado de conservação de cada uma delas.
O plantio delas ocorreu por volta de 1960 quando o Santana surgiu como bairro emergente, anexado praticamente ao São Geraldo. Dalí o Santana, através da Avenida Bandeirantes saiu em direção ao Parque das Laranjeiras e Jardim Universal, onde foram construídas as casas da Habitacional pelo empresário Awad Barcha.
O secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Porsani, tem dito frequentemente que as árvores da “16” representam um risco para o principal corredor do bairro que vai em direção à Avenida Presidente Vargas no bairro do Carmo. No entanto já foram retiradas as condenadas efetivamente. O galho que caiu nesta tarde é de uma árvore aparentemente saudável.
Com a queda, um trecho da Castro Alves ficou interditado por cerca de quase três horas nas proximidades da Avenida Bandeirantes. Segundo um morador, poucos segundos após o galho cair passariam pelo local – um ônibus que faz o transporte coletivo e um motociclista que se viram forçados a passar por uma avenida antes.