Assessores do prefeito Adriano Marçal, de Gavião Peixoto, estiveram na sede do Sindicato Rural de Araraquara na semana passada com o objetivo de solicitar a realização de cursos de capacitação para pequenos produtores e trabalhadores rurais. O pedido também pode se estender aos funcionários da própria prefeitura, que buscam capacitação para atendimento à comunidade em determinados serviços.
O coordenador regional do Senar SP e também diretor do Sindicato Rural de Araraquara, João Henrique de Souza Freitas disse aos visitantes que – a parceria tem de fato a missão e o propósito de levar conhecimento ao homem do campo, sejam eles trabalhadores, produtores ou familiares, abrindo oportunidades para a realização das ações nas comunidades ou municípios.
De acordo com o coordenador “as ações podem ser através de cursos de pequena duração, assistência técnica e gerencial, Formação Técnica em Agronegócio ou Fruticultura além das atividades de Promoção Social, de cursos de acordo com demandas de grupos de produtores e trabalhadores rurais”.
Nestes últimos meses, Gavião Peixoto tem reivindicado inúmeros cursos para formação de profissionais, que no entendimento de Márcia Marçal, é um caminho para a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho.
Os cursos geralmente ocorrem em grupos de até 15 participantes, são gratuitos e devem ser destinados a produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Os participantes devem ser maiores de 18 anos. Em função da pandemia algumas alterações foram processadas no conteúdo durante o período de realização, principalmente no que tange as questões da preservação da saúde, sendo o uso da máscara e a higienização como fatores preponderantes.
As solicitações dos cursos podem ser realizadas através do formulário. Após o preenchimento do formulário, o Senar avaliará as demandas de acordo com a solicitação e a vocação da região obedecendo o trinômio: necessidade, oportunidade e possibilidade orçamentária. Gavião tem preenchido todos os requisitos para estimular a realização destes cursos de capacitação.
Participaram da reunião com o coordenador João Henrique os assessores Cristiane Pavani (Chefe de Setor), Márcia Marçal (Presidente do Fundo Social) e Geancarlo Santos (Secretário de Inclusão Social).