Home Cidade

Guarda Civil Municipal de Araraquara recebe qualificação para operar o sistema “Muralha Paulista”

Indicação do vereador Coronel Prado (NOVO) feita em março, programa tem como objetivo modernizar os recursos de segurança pública e ampliar a eficiência no monitoramento urbano

15
Para a GCM, o programa representa não apenas modernização, mas também otimização do trabalho.

Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”, que contou com demonstrações em tempo real de alertas, consultas e funcionalidades dos sistemas, além da edição de cadastros antigos na plataforma.

Essa qualificação é voltada ao uso de uma nova plataforma, a Muralha Paulista, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo e que está em fase de implantação na cidade. A adesão do município ao programa foi uma iniciativa do vereador Coronel Prado, por meio da Indicação n.º 1427/2025, apresentada em março deste ano, bem como conduzida pelo coronel Adalberto, Secretário Municipal de Segurança.

“Quero agradecer ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite, ao Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Araraquara Coronel Adalberto e ao prefeito Dr. Lapena por atenderem a essa indicação e darem sequência ao processo de integração das plataformas. Lapena e Adalberto visitaram o secretário Derrite recentemente para ratificarem a parceria. Araraquara merece mais segurança, e esse é um dos pilares do meu mandato: trabalhar incansavelmente para garantir mais proteção, tecnologia e eficiência no combate à criminalidade em nosso município”, comenta Prado.

Para a GCM, o programa representa não apenas modernização, mas também otimização do trabalho. Com os dados informatizados, não haverá mais necessidade de registros manuais, e os procedimentos operacionais ganham eficiência. “Além disso, a integração fortalece o papel da Guarda como parceira estratégica na proteção da população”, informa em nota.

PROCESSO

Até o momento, 71 das 122 câmeras de monitoramento já estão integradas, e o agente de campo acompanha, junto à empresa responsável, a conclusão dessa etapa. Já a integração do sistema LPR (Leitura Automática de Placas) ainda não tem previsão, em razão da transição contratual da empresa prestadora, que passou da Techs para a Sentry (Multiway).

O município também dispõe de 20 câmeras com capacidade de reconhecimento facial que, após alguns ajustes recomendados pela equipe técnica da SSP que visitou a cidade, também poderão contar com recursos analíticos para essa identificação/reconhecimento facial. Durante a visita, foram esclarecidas todas as etapas do processo de integração, apresentados os benefícios das plataformas e prestado apoio técnico sobre as tecnologias necessárias para o pleno funcionamento do sistema.

MAIS SEGURANÇA

A Muralha Paulista é um sistema integrado de monitoramento inteligente que conecta as forças de segurança estaduais e municipais por meio de câmeras, radares e softwares avançados. A plataforma permite o reconhecimento de placas de veículos, cruzamento de dados em tempo real e apoio às investigações criminais, tornando a atuação mais rápida e precisa.