
Nos dias 26 e 27 de agosto, a Guarda Civil Municipal de Araraquara realiza treinamentos para operar a plataforma Sentry, sistema de videomonitoramento baseado em Inteligência Artificial que está sendo implementado no município para reforçar a segurança pública.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, além da identificação automática de veículos roubados, furtados ou clonados e da emissão de alertas em tempo real sobre suspeitas de envolvimento em atividades criminosas, o sistema também faz a gestão operacional de forma tecnológica. Com isso, todos os procedimentos operacionais serão informatizados, eliminando a necessidade do uso de papéis.

Outro diferencial é a integração com o sistema estadual Muralha Paulista, que amplia ainda mais a troca de informações e o alcance das ações de monitoramento, permitindo atuação conjunta com diferentes órgãos de segurança.
Com essa tecnologia, integrada a bases de dados governamentais e conectada a outras cidades, o Sentry oferece suporte para decisões rápidas e assertivas dos agentes.
A corporação destaca que a capacitação é fundamental para garantir maior efetividade na prevenção e no combate à criminalidade, contribuindo para tornar Araraquara uma cidade mais inteligente e segura.