
Walter Delgatti Neto, o Vermelho, que ficou conhecido como o hacker de Araraquara, já está em Brasília desde o início da tarde desta quarta-feira (16). Ele vai permanecer à disposição da Polícia Federal para uma série de depoimentos.
De acordo com informações colhidas pelo RCIA a audiência de hoje está prevista para 14h. Delgatti só chegou ao edifício-sede da PF, no entanto, por volta das 13h10, havendo um ligeiro atraso o que retardou o início dos depoimentos.
Vermelho foi preso em agosto, aqui em nossa cidade, sendo nesta quarta, transferido para Brasília e por iniciativa da sua defesa deverá se manter calado por todo o depoimento.
Apenas relembrando, o hacker voltou a estar na mira das autoridades, notadamente da Polícia Federal, no mês de janeiro, sendo denunciado após invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça e ainda ousar incluir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No ofício, segundo publicação da imprensa existia a frase “faz o L” – um dos slogans da campanha eleitoral mais recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na oportunidade, Delgatti comentou que o documento era falso e teria sido redigido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP). Por essa razão é que a Polícia Federal pouco tempo depois cumpriu mandados de busca e apreensão contra a parlamentar no apartamento e no seu gabinete.
A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também determinou apreender o passaporte da parlamentar e dinheiro e bens acima de R$ 10 mil.