Home Cultura e Lazer

Hoje (21) tem Sarau da Resistência LGBTQIA+

Música, poesia, dança e arte: LGBTs e amigos celebram com arte na semana do Dia Internacional Contra a LGBTfobia; evento terá microfone aberto

37
O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Araraquara

Tem Sarau da Resistência LGBTQIA+ neste domingo (21), às 16 horas, no Centro de Referência LGBTQIA+. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Assessoria de Políticas LGBTQIA+, tem entrada gratuita.

Qualquer pessoa pode apresentar o seu trabalho musical, poesia, dança, arte: o Sarau estará com o microfone aberto. “É um momento de nos levantarmos e mostrarmos o poder da nossa voz, mostrarmos a nossa potência. Gostaria muito da presença de todos. Quem sabe, ouvindo as pessoas LGBTQIA+ e suas demandas, a gente consiga caminhar em direção a uma sociedade mais equânime”, comentou a assessora de Políticas LGBTQIA+, Lígia Dias Buzolla, lembrando que nesta semana, no dia 17 de maio, foi o Dia Internacional Contra a LGBTfobia.

O dia 17 de maio foi escolhido por ter sido nesta data, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), o que também possibilitou o avanço na luta pelos direitos civis dessa população.

Araraquara conta com o plantão de atendimento 24 horas, que atende pelo número (16) 99751-3567. “Mas é importante ressaltar que em algumas situações de violência imediata, o número que devemos acionar é o 190 da Polícia Militar. Quando não temos certeza de que aquilo que estamos passando é uma LGBTFobia e precisamos de uma orientação ou um assessoramento, o contato deve ser pelo plantão da LGBTFobia, que atende 24 horas, disponível para toda a população araraquarense fazer a sua denúncia. O Brasil é o país que mais mata a população LGBTQIA+ no mundo, então é muito importante realizar essa denúncia para que possamos ter esse direito garantido”, acrescentou.

Para quem for vítima ou presenciar um caso de LGBTfobia na cidade, os encaminhamentos podem ser feitos pelo Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa)”, que fica na Avenida Espanha, nº 536, Centro, e que pode ser contatado pelo telefone (16) 3339-5002.