Um homem de 25 anos foi preso nesta segunda-feira (11) no interior de um ônibus da Viação Paraty que realizava o transporte coletivo de passageiros; no momento da detenção, o coletivo circulava pela região central da cidade.
O indivíduo de acordo com o boletim de ocorrência se valia de uma barba postiça e três trocas de roupa, uma por baixo da outra, deixando transparecer que fazia apologia ao terrorismo e a doutrina islâmica, tendo no corpo tatuagem que faz referência ao grupo criminoso Al-Qaeda (também Al-Qaïda) ou, na ortografia aportuguesada, Alcaida.
Ao ser abordado por guardas civis municipais o homem-bomba tinha em seu corpo vários explosivos de fabricação caseira, além de uma certa quantidade pólvora a granel, não falando onde teria comprado.
Acionados pelo próprio motorista do veículo os guardas civis se dirigiram ao local mencionado pelo funcionário da Paraty, havendo a prisão do homem que tem várias passagens pela polícia por porte e posse de arma de fogo.
Ao ver que o suposto terrorista tem também a inserção de tatuagem fazendo referência a Al-Quaeda (Alcaida), logo foi levado à Delegacia de Polícia para ser ouvido e liberado pelo delegado de plantão.
Al-Qaeda é uma organização e grupo terrorista, fundamentalista islâmica internacional, que tem a sua atuação principalmente baseada em ataques terroristas que mataram milhares de pessoas pelo mundo que tinha Osama bin Laden como chefe.