O Hospital São Paulo – Unimed Araraquara alcançou a marca máxima na avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2020, coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a análise, o 100% de desempenho foi obtido por meio de indicadores como estrutura, processos e gestão de riscos.
Publicado no relatório do mês de junho da Anvisa, o resultado coloca o Hospital São Paulo – Unimed Araraquara entre os 45 de todo o Brasil a receberem tal congratulação. No Estado de São Paulo, apenas sete tiveram essa conquista. Por conta disso, a diretoria da cooperativa recebeu uma declaração de “Pleno Desempenho às Práticas de Segurança do Paciente”.
Segundo Fátima Suelen Figueira, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, a participação nessa avaliação é voluntária, porém o Hospital São Paulo faz questão de se envolver no mesmo desde 2016, primeiro ano de sua existência.
“Desde a sua primeira participação, o HSP ficou com a pontuação de Alta Conformidade, porém alcançar 100% era um desafio. Como buscamos melhorias contínuas, conseguimos chegar nesse objetivo. Estamos sempre focados no refinamento dos processos”, ressalta.
Para Rosana Durante, Gerente Assistencial, este resultado é reflexo de ações conjuntas de uma grande equipe multidisciplinar. “A Unimed Araraquara tem a segurança do paciente como base no serviço prestado a seus clientes”, finaliza.