Home Destaques

Hospital São Paulo – Unimed Araraquara realiza procedimento cardíaco inédito no interior São Paulo

Médicos hemodinamicistas da Unimed foram ladeados por especialistas de fora do Brasil

26
Equipe responsável pelo procedimento

Na manhã desta segunda (16), o Hospital São Paulo tornou-se pioneiro no interior de São Paulo ao realizar um procedimento cardíaco inovador: o implante via cateter de uma válvula (LuX-Valve) na posição tricúspide, método minimamente invasivo e chances menores de complicações em relação a uma cirurgia convencional.

Segundo o Dr. Said Assaf, médico cardiologista intervencionista do Hospital São Paulo Unimed Araraquara, este foi o quarto procedimento do tipo na América Latina, sendo dois em São Paulo e um em Brasília.

“Realizamos o implante numa senhora de 73 anos que tinha sintomas de insuficiência cardíaca direita e com uma qualidade de vida muito baixa. E com um procedimento deste temos a ideia e o objetivo de melhorar muito a qualidade de vida dessa paciente”, comenta o especialista.

Além do Dr. Said, participaram os médicos hemodinamicistas do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara Dr. João Orávio, Dr. Renato Sanchez, Dr. Sergio Luis Berti, além do anestesista Dr. Marcos Rosseti. A equipe também contava com a médica chinesa Dra. Dan Zhao, responsável pela preparação da prótese e os médicos paulistas Dr. Vinicius Esteves (proctor da prótese) e a Dra. Fernanda Esteves (ecocardiografista especialista).

O procedimento também foi apoiado através de videoconferência diretamente com a cidade de Bourdeaux, na França, pelo Dr. Thomas Modine, cirurgião cardiovascular no hospital universitário da cidade. “Nós tivemos a honra de receber amigos de grande nome nacional, além de um colega médico direto da França para nos apoiar nesse implante”, finaliza o Dr. Said Assaf.