Na manhã desta segunda (16), o Hospital São Paulo tornou-se pioneiro no interior de São Paulo ao realizar um procedimento cardíaco inovador: o implante via cateter de uma válvula (LuX-Valve) na posição tricúspide, método minimamente invasivo e chances menores de complicações em relação a uma cirurgia convencional.
Segundo o Dr. Said Assaf, médico cardiologista intervencionista do Hospital São Paulo Unimed Araraquara, este foi o quarto procedimento do tipo na América Latina, sendo dois em São Paulo e um em Brasília.
“Realizamos o implante numa senhora de 73 anos que tinha sintomas de insuficiência cardíaca direita e com uma qualidade de vida muito baixa. E com um procedimento deste temos a ideia e o objetivo de melhorar muito a qualidade de vida dessa paciente”, comenta o especialista.
Além do Dr. Said, participaram os médicos hemodinamicistas do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara Dr. João Orávio, Dr. Renato Sanchez, Dr. Sergio Luis Berti, além do anestesista Dr. Marcos Rosseti. A equipe também contava com a médica chinesa Dra. Dan Zhao, responsável pela preparação da prótese e os médicos paulistas Dr. Vinicius Esteves (proctor da prótese) e a Dra. Fernanda Esteves (ecocardiografista especialista).
O procedimento também foi apoiado através de videoconferência diretamente com a cidade de Bourdeaux, na França, pelo Dr. Thomas Modine, cirurgião cardiovascular no hospital universitário da cidade. “Nós tivemos a honra de receber amigos de grande nome nacional, além de um colega médico direto da França para nos apoiar nesse implante”, finaliza o Dr. Said Assaf.