Home Cidade

Igreja de São José organiza comemorações dos 150 anos da proclamação do padroeiro

Foi em dezembro de 1870 que Pio IX declarou São José como padroeiro universal da Igreja Católica; passados 150 anos a Igreja de São José em Araraquara prepara um programa religioso e festivo para ser cumprido seguindo os protocolos da Saúde Pública por conta da pandemia.

550
Para o padre Alfeu, a festa em louvor a São José ganha contornos ainda mais importantes pois a igreja católica está comemorando por iniciativa do Papa Francisco os 150 anos da proclamação do santo

Para comemorar o dia do padroeiro em 19 de março a Paróquia de São José em Araraquara já vem preparando um extenso programa de festividades com celebração de missas diárias, novena, carreatas e até mesmo a “reza do terço” nas casas dos moradores do bairro.

Para o padre José Alfeu Pereira, responsável pela paróquia, a festa em louvor a São José é uma das mais tradicionais da cidade e a sua realização em 2021 ganha contornos ainda mais importantes pois a igreja católica está comemorando por iniciativa do Papa Francisco os 150 anos da proclamação do santo. “O Papa Francisco está dando um grande presente à Igreja, o “Ano de São José” através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”. Esta Carta, como o próprio título sugere, é cheia de afeto. Nasce do coração paternal de Francisco, que deseja, por meio dela, chegar ao coração de todos os católicos, convidando cada um a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus”, disse o Padre Alfeu ao RCIA.

Padre Alfeu divulgando a novena de São José como ponto importante das comemorações

A carta apostólica enviada por Francisco e na qual consta a declaração que torna São José o padroeiro universal da igreja é mostrada pelo Padre Alfeu até mesmo com certa emoção: “Me sinto muito feliz em dirigir uma igreja que tem o nome de São José e num ano em que a ele são feitas homenagens pelos 150 anos da sua proclamação feita pelo beato Pio IX. Para isso vamos lhe prestar singelas homenagens que espelham a nossa gratidão pelo que ele fez para a humanidade”, comentou.

De fato, a tradição cristã sempre teve uma especial atenção à importância do sim de Maria, mas nem sempre reconheceu com a mesma consciência a importância do sim de José, o carpinteiro de Nazaré, a quem Maria estava prometida em casamento. Foi crucial a aceitação de José para que o plano da Salvação de Deus pudesse ser realizado. A Sagrada Escritura não esconde as dificuldades pessoais que São José precisou enfrentar ao receber o anúncio de que sua futura esposa, sem ter contato com homem algum, estava grávida.

Para o padre Alfeu, a missão de José no escondimento e na missão oculta tem tanto a dizer aos homens de hoje. “O Papa Francisco recorda de tantos homens e mulheres que, de maneira especial, durante a pandemia, arriscam suas vidas para cuidar e proteger as pessoas vítimas desta enfermidade. A Carta Apostólica Patris Corde e o Ano de São José são um convite a cada um de nós para conhecer e imitar aquele homem justo e santo, que mesmo sem compreender tudo, acolheu tudo”, comenta o padre.

Padre Alfeu e seus colaboradores na organização das comemorações do Dia do Padroeiro: Andréia (secretaria), Adilson Custódio e Antonio Junquetti (diretores)

PROGRAMAÇÃO

A Paróquia de São José já tem definida a programação que celebra o aniversário do padroeiro e os 150 anos da sua proclamação. O programa será cumprido no período de 10 a 18 de março com a realização da novena. Na semana propriamente dita a paróquia vai cumprir extenso programa sempre a partir das 19h com missas na igreja e terço em residências do bairro.

No dia 19, sexta-feira, a Festa do Padroeiro terá logo às 8h a celebração de missa com a benção do bolo; 15h, benção aos doentes; 19h, a carreata pelas ruas do bairro e 19h30 missa em louvor a São José. Haverá ainda o envolvimento da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Tamoio, que faz parte da Paróquia de São José.