Início Cidade

Intensificação de enfrentamento à pandemia de Covid-19 começa ser implementado em Araraquara

Na próxima segunda-feira, dia 28, equipes da Saúde estarão em postos de coleta no Terminal Central de Integração (TCI) e na Praça Santa Cruz. Serão feitas coletas para exames das 7 às 8h30, com distribuição de 75 senhas diárias

92

O Plano de Intensificação de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 começa ser implementado em Araraquara, com novas ações coordenadas que vão intensificar a assistência aos casos suspeitos e confirmados da doença, ampliar o controle sanitário para redução da transmissibilidade e promover a mobilização da comunidade para adesão a medidas de isolamento social.

Entre as novas ações, será ampliado o protocolo de isolamento e monitoramento dos casos e contatos de Covid-19, com testagem dos contatos domiciliares na própria residência, além de garantia de transporte de baixa complexidade aos pacientes positivados em monitoramento até os serviços de referência.

Outra medida é a ampliação das visitas das equipes de enfermagem, das equipes médicas e as consultas por telemedicina, levando em conta critérios de risco, como idade igual ou superior a 45 anos, a presença de comorbidade e vulnerabilidade socioeconômica.

Atualmente, as equipes de enfermagem realizam 180 visitas domiciliares por semana e a meta é chegar a 420 visitas com as mudanças. No caso das visitas das equipes médicas, elas passarão das atuais 84 visitas domiciliares por semana para 190 visitas.

Os novos protocolos também estabelecem são a intensificação da fiscalização sanitária nos hospitais públicos e privados para a prevenção da transmissão intra-hospitalar da Covid-19, a instituição e remodelação de protocolos hospitalares e a rotina padrão de sanitização de ambientes.

E, a partir da implantação do Plano, a Prefeitura também vai ampliar a oferta de testes sorológicos à população em locais de grande circulação. Na próxima segunda-feira, dia 28, equipes da Saúde estarão em postos de coleta no Terminal Central de Integração (TCI) e na Praça Santa Cruz. Serão feitas coletas para exames das 7 às 8h30, com distribuição de 75 senhas diárias.

O secretário de Segurança Pública de Araraquara. Coronel João Alberto Nogueira Júnior

Serão realizadas ainda blitz para busca ativa de sintomáticos respiratórios, orientações educativas e encaminhamentos necessários.

E para endurecer a fiscalização de cumprimento do decreto municipal de calamidade pública, a Prefeitura está criando novas hipóteses para o exercício de poder de polícia municipal no contexto da pandemia. Entre elas, os órgãos fiscalizadores continuarão aplicando as multas já previstas no decreto municipal às pessoas jurídicas e poderão aplicar multas a pessoas físicas, em casos de descumprimento da quarentena.

Um decreto municipal, cujo texto está em fase de conclusão, será publicado nos Atos Oficiais do Município, regulamentando as novas regras e penalidades.