Home Cidade

Inverno termina quente e seco nesta terça-feira; estação foi marcada por ocorrências diárias de queimadas

Temperatura pode chegar a 40º nesta terça-feira; não é à toa que costumam dizer que em Araraquara existem duas estações bem definidas: o verão e o “inferno”

89
Queimada urbana devastou área verde no Vale das Rosas nesta segunda-feira (20)

Mais uma ocorrência de queimada urbana foi registrada nesta segunda-feira (20). Desta vez em uma área verde no Vale das Rosas, na Avenida Irmã Antonia Arruda Camargo, localizada nas proximidades do Supermercado Savegnago da Maurício Galli. Cenas como as vistas por lá, com as chamas devastando a vegetação seca foram registradas praticamente todos os dias nas últimas semanas de inverno na região.

Não é à toa que costumam dizer que em Araraquara existem duas estações bem definidas: o verão e o “inferno”. E esse inverno “infernal” chega ao fim nesta terça-feira (21), com temperaturas beirando os 40º. O calor e a falta de chuvas colaboram para a incidência de incêndios, que tomaram a região, tanto na área urbana quanto na zona rural.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém o Alerta Laranja em Araraquara, que significa que há baixa umidade relativa do ar, variando nos últimos dias entre 20% e 12%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50 e 60%.

Com esses níveis de umidade registrados no final de inverno no município, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Nesse cenário, o INMET recomenda beber bastante líquido, não exagerar nas atividades físicas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o clima no último dia de “inferno” terá mínima de 24º e máxima chegando a 40º em alguns bairros da cidade.

Na quarta-feira (22), a primavera chega e as temperaturas ficam um pouco mais amenas, entre 15º e 30º. Porém, o tempo seco e a falta de chuvas continuam, mantendo o risco de incêndios em toda a região.