Home Destaques

Jogador do Zumbi-AL sofre tentativa de suborno por resultado em partida contra a Ferroviária

Presidente do clube alagoano fez denúncia à FPF na última sexta-feira; aliciador já foi identificado pela Polícia Civil e deve ser ouvido na próxima segunda-feira (16)

560
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

A Polícia Civil de São Paulo recebeu uma denúncia feita pelo Zumbi-AL envolvendo o confronto diante da Ferroviária, em Araraquara, válida pela segunda rodada da fase grupos da Copinha 2023.

Em matéria produzida pelo programa “Os Donos da Bola”, com a repórter Luiza Oliveira, da TV Band, o fato aconteceu na quinta-feira (5), dia em que antecedeu a partida. O individuo, identificado como Diego Ferreira Rodrigues de Oliveira, procurou um jogador do time alagoano pelo aplicativo WhatsApp, prometendo pagar a quantia de R$ 3 mil se jogasse bolas para escanteio. O valor poderia chegar até R$ 8 mil.

O atleta, ciente de que isso fazia parte de um esquema de site de apostas, alertou o presidente do clube, que denunciou o caso à Federação Paulista de Futebol no dia da partida. O dirigente foi orientado pela entidade em levar o caso para a Polícia Civil de São Paulo.

“Através do número de telefone, o nosso departamento de inteligência levantou os dados cadastrais desta linha e nós identificamos o proprietário que estava aliciando o atleta”, declarou o delegado da Polícia Civil de São Paulo, César Saad, para a reportagem.

No boletim de ocorrência feito, o jogador teve a sua identidade preservada, apenas contendo o codinome “Europa”. Na troca de mensagens divulgadas pelo canal televisivo, deu a entender que o atleta do clube de Alagoas jogava na defesa.

Está previsto no artigo 41-D do Estatuto do Torcedor, em que “dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva”, está previsto a pena de dois a seis anos de reclusão, mais multa.

As investigações terão continuidade para saber se o fato é isolado ou pode existir um grande esquema de manipulação de resultados. Diego Ferreira Rodrigues de Oliveira deverá ser ouvido pela polícia na próxima segunda-feira (16).

“Ele [Ferreira] será indiciado pelo crime de manipulação de resultado, previsto no Estatuto do Torcedor. O inquérito policial, depois das investigações, será encaminhado para o Poder Judiciário. Nós já estamos representando, através de uma autorização judicial, para a quebra de sigilo bancário e telefônico, para apurarmos se ele agia sozinha ou age com outras pessoas, caracterizando em um associação criminosa e se houve, da conta dele, pagamento ou recebimento de dinheiro”, completou Saad.

Com a bola rolando, o Zumbi venceu a Ferroviária por 1 a 0 e terminou a fase de classificação em segundo lugar no Grupo 12, avançando para a segunda fase da competição.

Nesta quinta-feira (12), a equipe alagoana enfrentou o Sport-PE, foi derrotada por 3 a 0 e está eliminada do torneio.