Ao comemorar 20 anos do seu Curso de Propaganda e Marketing, o Campus UNIP Araraquara, convidou o jornalista e publicitário Ivan Roberto Peroni para receber o título de Honra ao Mérito, projeto de 8 de dezembro de 2017, de autoria do vereador Jéferson Yashuda. O evento ocorrerá às 19h no anfiteatro da universidade, quando será iniciada a 19ª Jornada de Propaganda e Marketing da universidade.
Yashuda, autor da honraria, lembra que conheceu Ivan Roberto por volta de 2004, quando fazia parte da diretoria da ACIA, mas que já havia ouvido muito sobre o jornalista e devido ao trabalho brilhante que desenvolve na cidade, dispensou a ele este título. “Ivan é uma pessoa brilhante e querida por todos, portanto merecedor de tal honraria” – afirma o vereador.
Quem convive com o jornalista sabe que ele guarda fatos da cidade que poucos têm conhecimento, praticamente um guardião da história. Ele traz na memória acontecimentos vivenciados que faria inveja a qualquer historiador. De inteligência e educação acima da média faz de Ivan Roberto uma pessoa de fácil convivência e de aprendizado diário para os que o cercam. Sua ação como jornalista investigativo o tornou brilhante profissional e hoje torna o RCIARARAQUARA num dos veículos mais respeitados do interior. Atualmente ainda é considerado uma das melhores vozes como mestre de cerimônia. Membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), desde 1981, tem seu diploma assinado pelo mestre do jornalismo brasileiro – Barbosa Lima Sobrinho.
Nascido em Araraquara em 11 de outubro de 1949, Ivan Roberto Dameto Peroni é filho de Aparecida Dameto Peroni e Domingos Peroni, irmão de João Aparecido e Olga Sueli Peroni Pedrolongo. É casado com Viviane Mancini Peroni há 17 anos com quem tem dois filhos, Enzo, 14 anos e Lara, 10. Tem também os filhos Giuliano, Giovani, Gian, Carlo Endrigo e Giordana. Conta ainda com cinco netos João Pedro e Ana Laura, filhos de Giuliano; Valentina e Vicente, filhos de Carlo Endrigo e Maria Luiza (in memorian), filha de Giovani.
Em 1951 a família Peroni se transferiu para Jales, onde o menino Ivan em 1957 fez o primeiro ano do Grupo Escolar, o segundo em uma escola rural de Tabatinga. De volta a Araraquara, terminou o ensino fundamental no Grupo Pedro José Neto. Cursou o preparatório em 1960 no EEBA e formou-se em Mecânico Torneiro e Desenhista Mecânico em 1965 pela antiga Escola Industrial.
Diplomado o jovem Ivan, trabalhou como torneiro por dois meses na Fábrica Irmãos Manoel, no bairro do Carmo, e partiu então para a faculdade, onde cursou Direito por três anos na antiga FEFIARA e Faculdade de Direito de São Carlos. Decidiu no entanto, seguir a carreira de radialista e jornalista que havia iniciado em 1966 na Rádio A Voz da Araraquarense, hoje Morada do Sol; contratado na época como repórter de campo teve como professor Adilson João Tellaroli. Ao mesmo tempo trabalhava no Diário da Araraquarense, do jornalista Roberto Barbieri, a quem Ivan sempre demonstrou sua gratidão.
A partir daí consolidou sua experiência como repórter na Rádio Cultura de Araraquara; depois chefiou o jornalismo da Rádio Cultura de Ribeirão Preto, passando também pela Rádio Jauense. Foi correspondente do Diário de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Rádio Globo, na equipe de Osmar Santos. Atuou como repórter da Agência Folhas por três anos no litoral sul de São Paulo. Carinhosamente lembra dos narradores esportivos com quem conviveu durante sua trajetória em Araraquara: Wilson Luiz, Antonio Carlos Araujo e José Roberto Fernandes.
Na sua volta a Araraquara, inquieto e criativo em 1988 criou a Agência Marzo, especializada em assessoria de imprensa, propaganda e marketing, onde se mantém como diretor em uma sociedade com seu filho Carlo Endrigo Guimarães Peroni. Diante do exposto cabe a nós expectadores da história, avalizar com honras e méritos o título conferido ao jornalista Ivan Roberto Peroni, por uma trajetória de sucesso e compromisso diante da verdade dos fatos.
Por Suze Timpani