A K9 Kira, uma das mais bem preparadas farejadoras do Estado, integrante do 1° GP Canil de Araraquara e que auxilia os policiais militares do 11° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e do Caep II (Curso de Altos Estudos para Praças) voltou a agir neste sábado (17), participando de apreensão de drogas nos prédios do Jardim Paraíso, em Araraquara.
De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe realizava uma operação naquela região, mais precisamente na área dos condomínios onde é frequente a ação policial para combater o crime visando levar tranquilidade aos moradores de bem.
Ao se aproximar do local os policiais pressentiram uma enorme movimentação de indivíduos considerados adeptos a prática criminosa (tráfico), não sendo possível a abordagem que é ação costumeira da Polícia Militar.
Foi neste momento que Kira entrou na operação para promover uma varredura na área existente em uma mata anexa ao conjunto residencial, encontrando uma sacola com 248 micro tubos de cocaína, 104 invólucros com maconha e também 30 mini tubos plásticos com erva semelhante a Skunk, que é produzido a partir do cruzamento genético e do cultivo hidropônico da planta Cannabis sativa, a mesma que dá origem à maconha.
Segundo consta, a droga é criada em laboratório através da manipulação de espécies com engenharia genética e tem uma concentração mais forte de THC (Tetra-hidro-canabidinol), substância psicoativa que age alterando os níveis de serotonina e de dopamina, os hormônios ligados às sensações de prazer e satisfação no cérebro.
Os policiais militares que trabalharam nesta operação no Paraíso apreenderam a drogada levando-a para o plantão policial e a K9 Kira mostrou mais uma vez que o crime não compensa.