No início da noite desta segunda-feira (02), o prefeito municipal eleito em 06 de outubro, doutor Lapena, revelou pelo menos 10 nomes que irão preencher as diversas secretarias do novo governo. Não há novidades em relação aos nomes que foram anunciados pelo RCIA cerca de três semanas quando começou o trabalho de transição.
O anúncio aconteceu no auditório da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araraquara); Lapena ficou sentado ao lado da sua vice-prefeita, Meire Laurindo que nesta primeira lista não foi indicada para ocupar alguma secretaria. Segundo consta, ela deverá figurar como peça fundamental na Secretaria de Assistência Social.
Por outro lado um detalhe: a criação do cargo de Ombudsman, função inédita dentro de uma administração pública em Araraquara. O cargo será ocupado pelo ex-assessor da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJSP, João Baptista Galhardo Junior. O ombudsman neste caso será a pessoa encarregada pelo município para defender os direitos dos cidadãos, recebendo e investigando queixas e denúncias de abuso de poder ou de mau serviço por parte de funcionários ou instituições públicas.
PRIMEIRAS NOMEAÇÕES
CHEFE DE GABINETE
Pedro Monteiro
SECRETÁRIO DE GOVERNO
Leandro Guidolim
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
Jéssica Alencar
SECRETARIA DE CULTURA
Euzânia Andrade
SECRETARIA DE SAÚDE
Dr. Abelardo Andrade
SECRETARIA DE SEGURANÇA E TRÂNSITO
Coronel Adalberto José Ferreira
SECRETARIA DE ESPORTE
João Henrique Silvestre
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Roberto Pereira
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Paula Cardoso
SECRETARIA DE OBRAS
Valter Rossato
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Luiz Nascir
OMBUDSMAN
João Baptista Galhardo Junior
Os 10 secretários anunciados por Lapena e mais o chefe de gabinete Pedro Monteiro, formam as pastas que necessitam de agilização para o início da gestão, daí o anúncio antecipado.