
Em nota, a Prefeitura de Araraquara confirmou nesta segunda-feira (22) que de fato houve um convite oficial do prefeito Lapena ao diretório municipal do MDB, solicitando o apoio do partido no sentido de contribuir com a gestão municipal. “A aproximação foi feita com total transparência e respeito institucional, reconhecendo a experiência do MDB e sua história na condução da cidade”, disse a nota que explica a negociação havida entre as partes.
O ex-prefeito Marcelo Barbieri já havia destacado no dia anterior a importância da decisão de apoiar Lapena: “Estou preocupado com os rumos de Araraquara, e o prefeito Lapena teve humildade em pedir a nossa ajuda. Temos muito a contribuir e o que o partido decidir terá o meu apoio. É uma questão política, e essa decisão irá influenciar diretamente na vida das pessoas.”
Em sua nota, o prefeito Lapena reforça a existência do diálogo com o MDB e considera que foi motivado exclusivamente pelo compromisso conjunto de buscar soluções para os desafios enfrentados por Araraquara, colocando o bem da população acima de qualquer disputa política.
Para o chefe do Executivo local “a independência da bancada do MDB na Câmara Municipal é respeitada e será mantida. A Prefeitura valoriza o apoio de todas as forças políticas dispostas a somar esforços em favor da cidade, com responsabilidade, equilíbrio e foco no interesse público”, fecha a nota.
Contudo, embora a nota da Prefeitura mostre que a aproximação foi feita com total transparência, deixa de revelar o conteúdo das negociações, o que foi feito pelos próprios integrantes do partido beneficiado que vai supostamente ficar com a Fungota – que rege a Saúde no município, através da Fundação; a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, consideradas ponto-chave até então do Governo atual.