
Completando os 100 primeiros dias à frente da Prefeitura de Araraquara, o prefeito Dr. Lapena tem direcionado seus esforços para assegurar uma gestão dedicada à população, priorizando serviços de qualidade, responsabilidade fiscal e transparência. As ações do balanço desses primeiros dias de governo serão divulgadas por etapas. A ideia é facilitar a compreensão da população, destacando os principais avanços de forma organizada e transparente.
Nesta etapa, o foco está nas ações da área de Finanças e Administração. A cada nova edição, uma nova área será apresentada. A próxima trará os destaques das secretarias de Obras e Serviços Públicos e Agricultura. Ao final da série, a Secretaria de Comunicação (SECOM) disponibilizará um link com todas as informações reunidas, reforçando o compromisso com a transparência e o acesso público aos dados.
AÇÕES DE FINANÇAS
Apesar dos desafios financeiros encontrados em janeiro, a atual gestão tem se dedicado a promover a sustentabilidade orçamentária, com o objetivo de construir uma base sólida que assegure avanços concretos e duradouros para a cidade.
Guiado pelo lema “Com ação, respeito e cuidado, Araraquara volta a avançar!”, o Governo Municipal vem adotando iniciativas para fortalecer as finanças públicas, aumentar a eficiência dos serviços e tornar a administração mais humanizada.
Na área financeira, os resultados já são visíveis. No primeiro trimestre de 2025, a arrecadação municipal atingiu R$ 398 milhões, um crescimento de 5,29% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, a Prefeitura estuda alternativas para ampliar ainda mais os recursos disponíveis, como a venda de áreas ociosas e a cessão da Dívida Ativa. A busca por fontes adicionais de receita tem sido conduzida com cautela e responsabilidade, visando não apenas reforçar o caixa municipal, mas também preparar a cidade para novos investimentos.
Outro destaque é a presença cada vez mais ativa de Araraquara no cenário estadual. O município foi eleito para ocupar a 1ª vice-presidência da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP), ampliando sua participação em discussões estratégicas sobre finanças públicas.
AÇÕES ADMINISTRATIVAS
No setor administrativo, os números também são significativos. A redução nas despesas com cargos comissionados — de R$ 3,5 milhões em setembro de 2024 para R$ 1 milhão em janeiro de 2025 — gerou uma economia mensal de R$ 2,5 milhões, sem comprometer a oferta de serviços essenciais à população.
Paralelamente, a gestão municipal também deu início à reestruturação da área de Recursos Humanos (RH) da Prefeitura, a fim de sanar problemas que resultaram em milhares de ações trabalhistas e precatórios nos últimos anos.
A modernização da Administração Pública contempla, ainda, as etapas iniciais para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI Cidades), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e que promete digitalizar e agilizar os processos internos da Prefeitura.
Outras iniciativas visam melhorar a qualidade da gestão, como o fortalecimento dos controles internos na Procuradoria Municipal, a capacitação de funcionários por meio da Escola de Governo e o desenvolvimento do Programa de Valorização dos Servidores, uma parceria entre o RH e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
“Assumimos a Prefeitura com enormes desafios, principalmente financeiros. Os cofres são escassos e, por isso, estamos agindo com criatividade e austeridade desde o primeiro dia. Cada centavo está sendo pensado com responsabilidade, buscando sempre entregar bons serviços à população. Esses 100 primeiros dias foram marcados por muito trabalho, ajustes e decisões difíceis, mas necessárias para encaminhar a nossa cidade novamente no rumo do equilíbrio fiscal e de uma gestão eficiente e humana. A nossa persistência e o tempo vão mostrar a diferença”, frisou o prefeito Dr. Lapena.