
Já está na Câmara Municipal projeto de lei proposto pelo prefeito Lapena visando criar o Fundo Municipal de Transporte Público com o qual poderá em seguida estabelecer tarifa zero – prometida no período eleitoral. A implantação será feita de forma progressiva.
O fundo a ser criado estabelece a possibilidade de o município receber doações ou recursos de diversas fontes, e, com eles, implantar essa ação, que segundo o prefeito contribuirá em muito com a autonomia financeira e a sustentabilidade ao modelo de transporte gratuito em Araraquara.
Transferências da União e do Estado, convênios, doações, operações de crédito autorizadas por lei e até multas de trânsito ligadas à mobilidade urbana formam um rol de captação de recursos para sustentação e fortalecimento do programa, quase que inédito na região de Araraquara. O governo entende ainda que dependendo da receita será possível cobrir esse projeto e também despesas com infraestrutura, tecnologia e modernidade do sistema de transporte coletivo.
Lapena tem confidenciado aos seus assessores que espera a aprovação do projeto em curto espaço de tempo, permitindo a criação do fundo e de um grupo gestor integrado por representantes do Poder Público, da concessionária e dos usuários.