
Bem antes da explosão da pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que lavagem correta das mãos previne o ser humano da contaminação por diversas doenças, principalmente as adquiridas pela via respiratória (pela ingestão ou pela mucosa). Entre elas, estão: gripes, resfriados, pneumonias, infecções intestinais e até mesmo conjuntivites.

Neste Dia Mundial de Higienização das Mãos (05/05), a enfermeira Rosana Giurizzato Durante , gerente assistencial do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara, pontua que a forte exposição desta medida como essencial no combate ao novo coronavírus, ajudou a conscientizar às pessoas sobre a importância deste hábito para a vida do ser humano, mesmo com o controle da pandemia.
“Essa higienização está inserida entre os três pilares principais na luta contra à covid-19. Além dela, nunca podemos esquecer do uso correto de máscaras e o distanciamento social. Mas vale sempre lembrar que lavar às mãos nos previne de outras patologias. Talvez, a rotina do dia a dia nos fazia esquecer desse detalhe tão importante, que salva vidas”, comenta Rosana Giurizzato Durante.
Maria Fernanda do Valle Chiossi, infectologista da Unimed Araraquara, completa a afirmação. “É um meio eficaz e barato de controle de infecções, inclusive àquelas associadas à assistência hospitalar. Vamos torcer para que seja intensificada por todos”, afirma.
Ainda segundo a enfermeira, o procedimento correto de aplicação do álcool gel 70% leva de 20 a 30 segundos, até o líquido secar. Já uma limpeza completa com água e sabão pode levar cerca de 40 a 60 segundos. “Lembre-se sempre de lavar bem entre os dedos e também os punhos”, finaliza.