Home Destaques

Locomotiva será apresentada 25 anos depois com as cores originais da histórica EFA

Quando surgir toda imponente, a locomotiva Dash 9037, com suas cores originais vai simbolizar o resgate da histórica trajetória da Estrada de Ferro Araraquara ou da Araraquarense. Foi ela a responsável por garantir mão de obra para milhares de ferroviários em todo o Estado e fazer gerar a economia no município. A máquina é o começo de uma história que resgata mais de 100 anos de história. O evento vai se dar às 9h30 no pátio da RUMO.

1167
As fases distintas da locomotiva dentro da história ferroviária da cidade

Nesta sexta-feira (26), a Rumo e a prefeitura de Araraquara vão apresentar uma locomotiva com uma pintura inspirada nos modelos da histórica Estrada de Ferro Araraquara – EFA. O evento está programado para 9h30, de acordo com a Rumo, responsável pela execução deste projeto.

A iniciativa integra o calendário de homenagens aos 205 anos do município, de acordo com o convite feito pela companhia.

Entre os participantes do acontecimento estarão o prefeito Edinho Silva; o vice-prefeito Damiano Barbiero Neto; o presidente da câmara de vereadores, Aluisio Boi, o gerente de relações governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, além da equipe da Rumo responsável pela iniciativa e execução da homenagem à EFA.

Por um portal vai passar uma locomotiva, modelo Dash 9037, diesel elétrica produzida pela montadora de locomotivas General Eletric [GE], que atua tanto no Brasil, quanto no exterior.

Fabricada a partir do ano 1997, pela então fabricante GE, estas locomotivas foram adquiridas e ocupam grande parte da frota da empresa EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas), este modelo atualmente totaliza 197 unidades na concessionária. A Rumo também possui essas máquinas e foi buscar em uma delas a inspiração para implantação do projeto quase 30 anos depois.

Em seu histórico a Dash 9, na operação para transporte de cargas, apresenta nas suas variações mais comuns um motor FDL16, que ofertam 4000 HP (cavalos) de força bruta para tração, isso, em sua potência máxima.

As derivadas dos modelos C44-9W foram adaptadas para bitola de 1,000 (métrica), comportando seus trucks de forma articulada. Cada truck possui 4 (quatro) rodeiros,  totalizando 8 (oito) rodas, e cada um com um motor de tração, estes rodeiros possuem a definição de conjunto B+B+B+B.

Logo após as aquisições e o sucesso dos modelos na EFVM, outras companhias adquiriram esta locomotiva, companhias como a antiga ALL (América Latina Logística), VLI (Valor Logístico Integrado) e a BRADO Logística. A Rumo, como  empresa de serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem, foi  criada em 2016, resultado da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística. A empresa atua sobretudo com o agronegócio, no transporte de grãos, que corresponde a cerca de 80% da operação

Uma dessas locomotivas, a 9037, é a fonte de inspiração para o projeto de resgate da memória da EFA.

Na EFVM, seus números de identificação começam a partir de 1113 e vão até o 1311, sendo todas do mesmo modelo, porém de séries diferentes.

Conforme relato de operadores que tiveram oportunidade de trabalhar nessas “máquinas”, os materiais são excepcionais quanto a questão conforto, bem como atuam de forma intensa para o trabalho pesado. As locomotivas são adaptadas com cabine panorâmica, fator que facilita e amplia o campo de visão dos operantes.

No geral, a locomotiva se mostra bastante eficiente para o transporte de cargas e de passageiros, bem como possui um ótimo custo benefício para concessionárias que estão com pouco capital de investimento disponível.

VEJA O VÍDEO DA LOCOMOTIVA RESTAURADA EM ARARAQUARA