
Augusto de Emílio Pereira, de 13 anos, o Locutor Augusto da Rádio Motiva, decidiu destinar toda a arrecadação com a venda do livro que traz capítulo com sua história para a organização Fraternidade sem Fronteiras.
A coletânea que traz um texto sobre sua trajetória de superação e realização de um sonho foi escrito por mãe, a professora Fabiana de Emílio. O lançamento da publicação foi realizado no último dia 5 de novembro em Araraquara.
“Vendemos 30 livros na hora e já pedimos mais 25 livros. A destinação da verba arrecadada foi para a Fraternidade sem Fronteiras, organização que conheci por meio de um amigo que faz parte. Participei de uma reunião em que falaram sobre os refugiados do Malawi. Eu e o Augusto resolvemos ajudar por saber a situação difícil que eles passam lá. Não apenas no Malawi, mas nos outros lugares que a Fraternidade ajuda”, explica.
Fabiana conta que o trabalho da organização humanitária ocorre também no Brasil e que com R$ 50 é possível alimentar uma criança por um mês. “Ficamos muito felizes pela venda e por estar ajudando, pois desde o começo a nossa intenção não era ganhar dinheiro com os livros, mas registrar a história do Augusto”, completa a mãe-escritora.
Fraternidade sem Fronteiras
A Organização Humanitária Fraternidade sem Fronteiras atua em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar a acabar com a fome e a construir um mundo de paz.
Na, a organização atua na África subsaariana, abrindo e mantendo centros de acolhimento, onde são oferecidos alimentação, cuidados com a higiene, atividades pedagógicas, culturais e formação profissionalizante. “Amparamos idosos com alimentação e construção de casas. Estamos perfurando poços artesianos nas aldeias africanas e, com a chegada da água, iniciamos o cultivo sustentável de alimentos, capacitando jovens agricultores e envolvendo as crianças em atividades de educação ambiental”, diz o informativo no site da Fraternidade sem Fronteiras, que tem sedes e núcleos em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Suíça.
No Brasil, o grupo apóia o tratamento de crianças com microcefalia, em Campina Grande, na Paraíba, em parceria com o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto. Em Campo Grande, a Fraternidade sem Fronteiras mantém o projeto Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel, que proporciona o ensino de música a jovens da periferia, e ajuda a Clínica da Alma, dedicada ao tratamento de dependentes químicos. Em Roraima, a organização acolhe famílias refugiadas da Venezuela, que atravessaram a fronteira para o Brasil em busca de uma chance.
O livro
O texto de Fabiana narra desde as dificuldades do Augusto, que nasceu com uma encefalopatia crônica não-progressiva (paralisia cerebral), “até a paixão pelo rádio e como realizamos seu sonho”, completa. Ela revela ainda que ficou grávida de gêmeos, mas faltou oxigênio no parto e um não resistiu e morreu.
Fabiana explica que o Augusto tem dificuldade na visão e na parte motora, o que não o impediu de seguir acreditando em seu sonho. “Um dia ele disse que queria ser locutor, mas nunca conseguiria operar a mesa de som e o computador”, acrescenta a mãe do locutor Augusto.
Lançado pela editora Umanos, o livro foi organizado pela advogada Priscila Stella, idealizadora e produtora do Programa Conexões, que vai ar semanalmente pela Rádio Metrópole FM Cuiabá 105,9.
Na obra, segundo a organizadora, o leitor poderá conferir casos incríveis que poderão servir de motivação para se conectar ainda mais com o que há de melhor em si. “É um compêndio de trajetórias ímpares, cercadas de desafios, descobertas e superação. São páginas recheadas de episódios dos autores de diferentes perfis, homens e mulheres que desafiaram e superaram diversos obstáculos. O autoconhecimento é um dos pontos fundamentais nas vivência pessoais de cada escritor”, conclui.
Quem tiver interesse em adquirir um exemplar do livro e também ajudar a Fraternidade sem Fronteiras deve chamar a Fabiana pelo aplicativo WhatsApp 55 16 99710-4373.