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Maioria dos araraquarenses pretendem ir às compras na Black Friday 2024 pesquisando preços

E-commerce deve ser a modalidade de compra mais procurada pelos consumidores locais, que planejam gastar mais de R$ 600 em itens

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Segundo a pesquisa, os itens mais procurados nessa época serão artigos de vestuário, calçados e bolsas (26,77%)

Para avaliar o comportamento dos compradores e identificar de que forma a atual conjuntura econômica deve afetar as vendas na Black Friday 2024, que ocorre neste dia 29 de novembro, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara realizou a Pesquisa de Intenção de Compras para a data. A ocasião é bastante aguardada tanto pelo comércio varejista quanto pelos consumidores que buscam promoções e descontos.

De acordo com os resultados do estudo, 66,7% dos consumidores araraquarenses pretendem ir às compras na Black Friday deste ano. Entre os que não irão às compras, ou 33,3% do total de entrevistados, 54,5% alegam motivos financeiros, 40,9% não possuem o hábito de comprar nesta data, enquanto 4,5% não justificaram.

Gráfico 1: Distribuição amostral dos entrevistados para a Pesquisa de Intenção de Compras da Black Friday – novembro/2024

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

O ticket médio estimado para a data foi de R$ 649,32. Esse resultado deve ser puxado por uma das faixas etárias mais novas consultada pela pesquisa: os Millenials, que fazem parte da geração com o maior ticket médio, de R$ 841,67. Em seguida está a geração X, que pretende gastar R$ 840,00, em média. Na sequência, os entrevistados que fazem parte da geração Z demostram o interesse de consumir R$ 568,18 em média e, por fim, os Baby Boomers, com média R$ 450,00.

Para conferir a pesquisa completa, acesse aqui.

Em relação à forma de pagamento, o número de interessados em fazer as suas compras com cartão de crédito a prazo (parcelado) foi o grande destaque. Acompanhando o ticket médio em patamar elevado, a maior parte dos entrevistados (47,7%) afirmou ter a intenção de usar essa modalidade de pagamento. Na sequência, os consumidores também utilizarão o PIX (27,3%), além daqueles que pretendem usar o cartão de crédito à vista (18,2%). De maneira menos significativa, o cartão de débito foi citado por uma menor porcentagem de entrevistados (4,5%).

Gráfico 2: Formas de pagamento mais utilizadas na Black Friday – novembro/2024

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

SEGMENTOS MAIS PROCURADOS

Ainda segundo a pesquisa, os itens mais procurados nessa época serão: 1) artigos de vestuário, calçados e bolsas (26,77%); 2) eletrônicos e artigos de informática (15,75%); 3) livros (8,66%); 4) artigos de casa e decoração (7,87%) e 5) joias, relógios e acessórios (7,09%).

“Se comparada com a pesquisa de intenção de compras efetuada pelo Sincomercio Araraquara na Black Friday de 2023, os artigos de vestuário ultrapassaram o segmento de eletrônica como o preferido do consumidor. Outra diferença significativa que identificamos, além desse aumento na busca de artigos de vestuário, é a queda nos eletrodomésticos”, destaca Maria Clara Kirsch, pesquisadora do Núcleo de Economia.

Gráfico 3: Segmentos mais procurados na Black Friday– novembro/2024

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Quanto ao local onde as compras serão efetuadas na Black Friday, a tendência observada é novamente o predomínio da modalidade virtual (e-commerce). A compra realizada somente pela internet será a mais procurada pelos consumidores, com 79,5% das intenções de compra, nível ainda maior do que o encontrado no ano anterior (65,8%).

Esse resultado contrasta com as demais datas comemorativas do calendário comercial, como no Dia dos Namorados, por exemplo, em que apenas 29,9% dos entrevistados afirmaram que fariam compras utilizando e-commerce.

 Gráfico 4: Modalidades de compra na Black Friday– novembro/2024

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Por outro lado, apenas 15,9% afirmam interesse em comprar em loja física e apenas 2,3% dos entrevistados utilizarão a modalidade híbrida – compra pela internet/telefone e retirada na loja física.

ESTIMATIVAS PARA A REGIÃO DE ARARAQUARA

Segundo a pesquisa realizada pela FecomercioSP, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais influenciados pela Black Friday deve crescer 7,7% e alcançar R$ 2 bilhões, com destaque para as lojas de vestuário, tecidos e calçados (24,3%), seguido pelas farmácias e perfumarias (11%) e supermercados (5,7%). Já entre os segmentos que devem apresentar queda no faturamento nesta data são os eletrodomésticos e eletrônicos (-2,2%) e o setor de móveis e decorações (-32,3%).

CONSUMO E EMPREGABILIDADE

De acordo com um estudo realizado pela FecomercioSP sobre o faturamento do comércio varejista no estado de São Paulo no ano de 2023, o mês de dezembro teve destaque, influenciado pela injeção do décimo terceiro salário na economia, junto com as festividades que o Natal proporciona. Em seguida está o mês de novembro, período em que ocorre a primeira parcela do décimo terceiro e o consumo elevado em decorrência da Black Friday.

Além das festividades de final de ano que movimentam o comércio varejista, outro fator que impulsiona a economia no último trimestre é o incremento dos vínculos de empregos formais das empresas ativas. Entre janeiro e setembro de 2023, o saldo acumulado do varejo paulista foi de 8,2 mil vagas, enquanto o mesmo período neste ano obteve 23,5 mil, isto é, quase o triplo de vínculos. Logo, os resultados positivos em Araraquara e região ao longo do ano, aliados ao incremento das contratações sazonal no último trimestre indicam significativa geração de renda das famílias, que devem sair às ruas para efetuar compras, tanto para uso próprio, quanto para presentes.

Dessa forma, é importante que o setor varejista crie estratégias para satisfazer a alta demanda que surge principalmente nos meses de novembro e dezembro e aproveite as oportunidades proporcionadas pela massa salarial advinda do crescimento do emprego em geral no país, além do avanço do crédito e das políticas fiscais.

Coordenação de pesquisa: Elton Casagrande | Pesquisadores: Maria Clara Kirsch Junqueira e Bruno H. Camacho