Home Cidade

Marcha da Consciência Negra 2025 acontece na quinta-feira (20) em Araraquara

Saída será no Parque Infantil, às 9h, e segue até a Praça Santa Cruz. A Marcha, uma das atividades que integram a programação do Novembro Negro, tem como objetivo despertar a reflexão e conscientizar a população sobre a luta por igualdade, respeito, representatividade e justiça social.

79
Movimento será iniciado no Parque Infantil, indo até a Santa Cruz (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, feriado municipal instituído pela Lei Municipal nº 6.633 de 28 de setembro de 2007, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A concentração terá início às 9h, no Parque Infantil. Após a solenidade de abertura, haverá um ato em homenagem ao Dia dos Orixás e a saída da marcha, percorrendo a Rua São Bento.

Durante o trajeto, estão programadas sessões de capoeira e de maracatu, apresentação de trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino (educação infantil e ensino fundamental) e manifestações dos movimentos negros locais. A chegada será na Praça Santa Cruz, às 10h30, onde haverá uma apresentação da Liga das Escolas de Samba de Araraquara, sob o comando da presidente Valéria Amaral.

A Marcha, uma das atividades que integram a programação do Novembro Negro, tem como objetivo despertar a reflexão e conscientizar a população sobre a luta por igualdade, respeito, representatividade e justiça social.

Sumbunhe N’Fanda, subsecretário de Políticas Étnico-Raciais, afirma que não existe igualdade racial sem investimento público e privado. “Queremos uma reparação com investimento, para que a gente possa falar de igualdade. Só uma reparação efetiva pode nos trazer uma convivência racial mais justa e mais digna”.

A Marcha é uma realização dos Movimentos Negros Araraquarenses e do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da subsecretaria de Políticas Étnico Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Para acessar a programação completa do Novembro Negro, acesse: https://araraquara.sp.gov.br/campanha-novembro-negro-ascensao-da-populacao-afrodescendente.