Home Destaques

Massucato diz que em Araraquara forma dobradinha com Lapena

O jornalista e sociólogo José Maria Viana de Souza escreve sua coluna política nos fins de semana em nosso Portal RCIA

248

DESPOLITIZANDO

Como a Seção havia noticiado semana passada sobre o embate na Câmara Municipal a propósito das contas de 2017-2018 do Governo Edinho Silva, rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura pediu a seus líderes que pedissem vista à matéria por 60 dias a fim de despolitizar a votação. Bolsonaristas elegeram como estratégia da pré-campanha na cidade a rejeição das contas municipais, embora contassem apenas com sete dos 18 votos do Legislativo. A Seção foi informada que o próprio Jair Bolsonaro encarava como vitória pessoal a rejeição das contas de Edinho Silva e por isso teria cancelado a visita que faria em Araraquara dia 30/06.

TARCÍSIO E SKAF

Bolsonaro não veio mais mandou seus enviados. Quem esteve na quarta-feira na cidade para participar de uma função do SinComércio e da Federação das Indústrias de São Paulo foi o pré-candidato a governador da chapa Bolsonaro, Tarcísio Freitas (Republicanos) que aproveitou para fazer política e acalmar a euforia de bolsonaristas que esperavam a visita do chefe. Na sexta-feira a visita foi do candidato ao Senado da mesma chapa, Paulo Skaf que se filiou no mesmo dia ao Republicanos. Skaf foi três vezes candidato a governador de São Paulo em 2010, pelo PSB, com 1 milhão de votos; em 2014 pelo MDB, 4,5 milhões de votos e em 2018 com 4 milhões.

PAUTA TRANCADA

Com o adiamento da votação das contas municipais de 2017 e 2018 do prefeito Edinho Silva, a pauta da Câmara está trancada nas sessões ordinárias da terça-feira… Nenhum projeto pode ser votado antes desse das contas que vai esperar 60 dias para esfriar os ânimos. Mas para não paralisar a administração municipal o Legislativo lançou mão das sessões extraordinárias. A primeira foi realizada na quinta-feira, dia 30, e a segunda será na própria terça-feira, dia 5/7.

CAMINHO DO IGNÁCIO

Dia 30, oito projetos foram aprovados, em sua maioria de concessão de créditos. Mas teve um especial que aprovou o Caminho de Ignácio de Loyola Brandão. Numa parceira entre a Academia Araraquarense de Letras e a Prefeitura, foi criado um roteiro com oito pontos para turismo e incentivo a literatura que estão ligados ao escritor imortal araraquarense Ignácio de Loyola Brandão. Esses roteiros vão de sua casa, na Djalma Dutra, São José, até a Biblioteca Mário de Andrade, onde estarão pertences e obras do escritor. Parabéns a iniciativa!

CEMITÉRIOS E PRECATÓRIOS

Para tentar infernizar a vida de Edinho Silva, um dos chefes da campanha de Lula, vereadores oposicionistas, hoje em número de sete, aprovaram no Legislativo duas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) para investigar a venda ilegal de sepulturas nos cemitérios da cidade e outra que vai tratar dos precatórios. Vejam, essa máfia que vendia sepulturas, este jornalista já ouvia falar desde o último governo De Santi… É preciso apurar! Obrigado Chico de Assis (Câmara).

VALDIR MASSUCATO FEDERAL

Quem falou com a Seção esta semana foi o empresário Valdir Massucato, pré-candidato a deputado federal pelo PDT. Como estão os preparativos da pré-campanha? Massucato: “Desde que dei início à minha pré-campanha, já percorri mais de 5 mil km no estado de São Paulo, visitando cidades e conhecendo as demandas da população. Ao todo, foram 30 cidades visitadas, boa parte na região de Araraquara, que contempla uma população de 1,5 milhão de pessoas. Nessas visitas, estive em contato com mais de 600 pessoas, entre deputados, ex-ministros, prefeitos, vereadores, secretários, líderes, ativistas políticos, presidentes de entidades, integrantes do exército e polícia militar, empresários, empreendedores regionais, profissionais liberais e outas tantas categorias. Até o momento, o balanço é bastante positivo, com o meu nome tendo boa aceitação entre as pessoas, o que nos abre uma janela de boas expectativas para a disputa eleitoral”.

COMPONDO TRÊS DOBRADINHAS

Você vai sair colado ao Lapena aqui na região ou vai fazer campanha em todo o Estado? Massucato: “Sem dúvida, o Dr. Lapena, que é pré-candidato a deputado estadual, é minha principal dobrada, até pelo fato de sermos de Araraquara. Porém, também tenho dobradas com outros pré-candidatos. O próprio Deputado Estadual Sargento Neri (Patriota) é uma delas. Também destaco duas lideranças emergentes que irão dobrar comigo: a Sônia Moura, de Matão, que ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura em 2020 e o Alaor Rossi, de Cravinhos. Vamos trabalhar em conjunto, de acordo com as regiões”.

BUSCANDO VOTOS DA DIREITA

Qual são suas possibilidades, na sua opinião? Quanto pretende gastar na campanha? Massucato: “Em relação aos gastos, ainda não há previsão, pois essa será uma definição do partido mais à frente. Acredito que podemos colher bons frutos deste trabalho que estamos realizando, visitando as cidades, conhecendo as pessoas, buscando soluções para as demandas. Tenho consciência de que o estado de São Paulo votará em peso nos candidatos da direita que apoiam Tarcísio Gomes de Freitas (pré-candidato a governador) e o presidente Jair Bolsonaro (candidato à reeleição). Unindo o trabalho regional, juntamente com os candidatos a deputado estadual, com a defesa dos valores conservadores, de Deus, Pátria e Família, acredito que possamos obter bons resultados”. Vá à luta meu amigo, obrigado Massucato!

HINO SENHOR BOM JESUS

O vereador e advogado Paulo Bernardi aprovou lei na Câmara Municipal de Matão, dia 27, em que torna o “Hino ao Senhor Bom Jesus”, padroeiro de Matão, patrimônio cultural e imaterial da cidade. Segundo Bernardi, “o hino oficial da cidade continuará sendo a famosa valsa Saudades de Matão! Agora imortalizamos o hino ao Senhor Bom Jesus. Precisamos resgatar nossa memória”! O hino é de composição de Heitor de Carvalho e Abel Newton Penteado que o fizeram a pedido do famoso padre Nelson Antônio Romão, de Matão! E começa assim: “Matonenses, a terra que temos/Foi erguida na bênção da Cruz/Genuflexos ao chão, confirmemos/Nossa fé no Senhor Bom Jesus”. Parabéns aos católicos de Matão.

SEM CONVERSA

Enquanto a direita deita e rola nas redes sociais e aproveita cada espaço na imprensa, a centro-esquerda e a esquerda, com medo de encarar a realidade, se enche de preciosismo. É o caso da vereadora Thainara Faria, pré-candidata a deputada estadual, que se negou três vezes responder as perguntas de nossa Seção… E também da ex-vereadora Edna Martins, que perdeu para vereadora a última eleição e agora é pré-candidata a deputada federal. Rejeitou responder por duas vezes nossos questionamentos! Depois esse pessoal diz que é democrata e se incomoda com perguntas. Não quer dizer ao povo o que pensa e o que pretende fazer, como pode ter coragem de pedir voto e querer representar a população?