Home Cidade

Maysa Furlan, araraquarense da Química é candidata à Reitora da Unesp em outubro

Maysa Furlan é um dos nomes mais conceituados da instituição universitária, tendo inclusive dirigido o Instituto de Química de Araraquara, onde deixou perpetuado seu trabalho. As eleições estão previstas para o começo de outubro, envolvendo todas as unidades da Unesp.

0
Maysa Furlan tem um trabalho muito importante no Instituto de Química em Araraquara

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu a formação da Comissão Central e Aprovação do calendário eleitoral para o processo de consulta à comunidade universitária para elaboração de listas tríplices para a escolha dos próximos reitor (a) e vice-reitor (a) que vão líder a instituição no período 2025-2029.

Atualmente o reitor da Unesp é o professor da Faculdade de Medicina de Botucatu, Pasqual Barretti, tendo como vice-reitora a professora Maysa Furlan, do Instituto de Química de Araraquara.

O primeiro turno das eleições está marcado para o início de outubro e, caso haja segundo turno, este ocorrerá no começo de novembro. Como primeira medida, a comissão enviou as unidades universitárias uma proposta das normas que nortearão as eleições deste ano para que as unidades opinem sobre o processo. As unidades tiveram até 15 de maio para encaminhar sugestões de regulamentação/normas para a comissão, via Secretaria Geral da Unesp.

Definida no final de abril, a Comissão Central Eleitoral é constituída por integrantes dos colegiais centrais que representam todos os segmentos da comunidade universitária: docentes, técnico-administrativos e discentes. O presidente da Comissão é o professor Jean Marcos de Souza Ribeiro, da Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira.

César Martins, é vice com Maysa Furlan

A professora Profa. Dra. Maysa Furlan, que já foi diretora do Instituto de Química da Unesp/Araraquara, concorre neste ano ao posto de Reitora da Unesp, tendo como vice o professor doutor César Martins, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em Genética Evolutiva pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo que parte do doutorado foi desenvolvido na Dalhousie University, no Canadá.

Maysa, é bacharel em Química pela Unesp, mestre em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Ciências, também pela USP. Possui pós-doutorado na Washington State University. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi Diretora do Instituto de Química da Unesp/Araraquara. Atua como coordenadora adjunta da área de Química da CAPES. Na FAPESP atua na coordenação da área de Química. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1A. Atualmente é vice-reitora da Unesp.

Em seu programa de governo, Maysa diz que “a Unesp de hoje é mais plural e inclusiva. Uma universidade que forma pessoas e gera conhecimento para o Brasil e para o mundo, resultado do compromisso reforçado para superar as injustiças históricas profundamente arraigadas na sociedade brasileira”.

Mais adiante, em sua declaração ao RCIA ela assegura que “a Unesp precisa continuar progredindo, fortalecendo nosso protagonismo no ensino, pesquisa e extensão, trabalhando em prol da melhoria na qualidade de vida e contribuindo para o enfrentamento dos desafios locais e globais”.

Quando questionada sobre sua interação com todos os setores da universidade a candidata é taxativa: “Queremos uma Reitoria sensível, que dialogue com todos e reconheça o potencial de cada servidor e discente para o desenvolvimento de uma Unesp cada vez melhor. É imperativo consolidar a excelência acadêmica e ampliar a interação com a sociedade, respeitando seus valores, suas especificidades e seu tempo.”