Home Cidade

MDB abandona frente de oposição ao Governo local e fecha acordo para apoiar Lapena na Câmara

Entendimentos vinham sendo mantidos desde o mês passado e MDB diz em nota que Lapena teve humildade em pedir ajuda. No entanto, o apoio ao atual prefeito poderá ter um custo relativamente alto, ficando debaixo do guarda-chuva a Fungota, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Esportes.

324
Por 9 meses grupo do MDB fez críticas ao governo Lapena que agora decidiu pedir ajuda

O MDB de Araraquara reuniu sua executiva neste sábado (20) e aprovou, por unanimidade, o apoio ao governo Lapena. As negociações concatenadas pelo prefeito e o vereador Aluísio Boi vinham sendo realizadas desde o mês passado e dependia de um consenso das lideranças do Diretório Municipal, que teria sido intermediado pelo deputado Baleia Rossi.

Foram 18 votos favoráveis dos membros presentes da executiva e do diretório municipal participando da reunião o vereador Marcão da Saúde, o ex-prefeito Marcelo Barbieri e demais lideranças do partido.

Segundo o presidente municipal do MDB, Marcos Daniel, a decisão foi resultado de amplo debate interno: “O convite oficial feito pelo governo Lapena foi analisado e discutido com responsabilidade. A decisão de apoiar é, acima de tudo, um gesto de compromisso com a cidade. O MDB é o partido que por mais vezes governou Araraquara e tem a obrigação de colaborar para que a cidade avance. Irei me encontrar com o prefeito para encaminhar a devida unanimidade da executiva e consolidar esse apoio oficialmente.”

O ex-prefeito Marcelo Barbieri destacou a importância da decisão: “Estou preocupado com os rumos de Araraquara, e o prefeito Lapena teve humildade em pedir a nossa ajuda. Temos muito a contribuir e o que o partido decidir terá o meu apoio. É uma questão política, e essa decisão irá influenciar diretamente na vida das pessoas.”

Barbieri diz que é hora de ajudar Araraquara e também Lapena

O vereador Marcão da Saúde ressaltou sua atuação em defesa da cidade: “Estou acompanhando as obras da UPA diariamente e estive em Brasília, ocasião em que levei o ex-secretário de Saúde Abelardo para buscar recursos para o nosso município. Não tenho medido esforços para ajudar Araraquara, pois acima da política estão as pessoas que representamos.”

Já o membro da executiva Delorges Mano lembrou que o MDB sempre teve papel de equilíbrio na política local: “O MDB hoje é o ponto do equilíbrio e deve contribuir, pois faz parte da nossa história. Fui adversário do atual prefeito, mas a eleição já acabou e agora é hora de pensar nos interesses de Araraquara.”

A reunião também marcou o anúncio de novas filiações ao partido: Rodrigo Reis (Gody), liderança do Jardim das Hortênsias e Ricardo Valentim, empresário e administrador público, que já foi diretor do Desenvolve São Paulo e também atuou na Agência Nacional de Saúde.

Com a decisão e as novas adesões, o MDB reforça sua tradição de responsabilidade política, amplia sua base de lideranças e se coloca como aliado do governo municipal para contribuir com o desenvolvimento de Araraquara.

No entanto, ainda que não se confirmado, o apoio do MDB terá um preço e Lapena estaria propenso a entregar para o partido liderado por Marcelo Barbieri as secretarias do Desenvolvimento Econômico que está sem um titular desde a saída do demissionário Luís Nacir em fevereiro e a Fungota, que está desfalcada após a demissão do doutor Abelardo Ferrarezi da Secretaria de Saúde. É importante lembrar que o secretário de Esportes, João Henrique Silvestre havia garantido que permaneceria no cargo por um tempo limitado, face os seus afazeres particulares. Cogitou-se que o MDB também assumiria a pasta.