Home Cidade

Meio Ambiente planeja ações para contenção de pombos no Parque Infantil

Não faz muito tempo a preocupação da Secretaria do Meio Ambiente foi o aparecimento de considerável quantidade de gambás no local

58
Porsani parece perguntar - o que fazer com os pombos?

Porsani acrescenta que a Pasta ambiental já realizou um trabalho educativo sobre os cuidados com os gambás, que se abrigam na praça do Parque e em outras áreas públicas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade planeja ações para contenção de pombos na Praça Major Abel Fortes, a do Parque Infantil, na região central de Araraquara.

O primeiro passo ocorreu nesta quinta-feira (21) com uma visita do secretário de Meio Ambiente, José Carlos Porsani e técnicos da Pasta à praça. “Trata-se de um problema com solução de longo prazo, e nós vamos envolver a comunidade no objetivo comum de conter a grande quantidade de pombos”, disse o secretário. A legislação ambiental permite o controle de pombos, desde que não ocorra maus-tratos ou eliminação do animal que pertence à fauna silvestre.

A primeira providência estudada é a instalação de casinhas com frutas para atrair a variedade de pássaros e evitar a aglomeração de pombos, que deverão procurar outro local mais tranquilo para passar a noite.

Sócrates Galoni, de 70 anos, frequenta o Parque Infantil diariamente e já está engajado ao projeto, inclusive disposto a buscar mais adesões dos amigos. “Com união tudo é possível. Nós conseguimos a reforma do CER indo votar na plenária do Orçamento Participativo. Agora, vamos colaborar com o plantio de árvores frutíferas”, disse otimista.

A iniciativa de se plantar árvores frutíferas no parque será um dos temas da próxima reunião da equipe ambiental. Porsani acrescenta que a Pasta ambiental já realizou um trabalho educativo sobre os cuidados com os gambás, que se abrigam na praça do Parque e em outras áreas públicas.

Também participaram do encontro: Valter Iost (gerente de planejamento, sustentabilidade e educação ambiental), Tiago Sant’Ana de Oliveira (agente técnico de serviços públicos), João Henrique Barbosa (gerente de áreas de proteção ambiental), Fernando de João Braga (gerente de conservação de áreas verdes, arborização urbana e biodiversidade) esses da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Henrique Rosseti, presidente da Associação Amigos do Parque.