Todas as igrejas de tradições católicas do Brasil comemoram nesta terça-feira (12) o Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, a santa mais popular entre os fiéis.
Em Araraquara as comemorações não foram diferentes. A principal igreja com o nome da santa, nos altos da Vila Xavier, proximidades da sede do Tiro de Guerra, abriu suas portas às 6h30 para o tradicional terço e meia hora depois aconteceu a primeira missa do dia celebrada pelo padre Gilmar Siqueira. Até o prefeito Edinho Silva participou do evento ao lado da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain.
Edinho posteriormente destacou sua presença nas redes sociais e comentou a importância da data para os brasileiros. O dia serve para uma reflexão sobre a presença da santa entre nós, comentou. Enalteceu ainda o papel da Igreja de Nossa Senhora da Aparecida e o trabalho realizado por aqueles que nela militam.
Às 9h30 foi realizada nova missa desta feita através do padre Ricardo Alexandre Pinto; hoje, de acordo com a programação a benção das motos, acontecimento tradicional e pontuada pela participação de centenas de motoqueiros.
O programa organizado pela igreja também teve a realização do terço solene com chuva de pétalas, além da missa da saúde às 15h, celebrada pelo padre Nicolau Sanitá Neto. A programação se encerra com nova missa, considerada solene, rezada pelo padre Nelson da Silva, fechando com a procissão luminosa, em seguida.
No dia 17 as comemorações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida serão encerradas com a Cão Caminhada, a partir das 9h.