Moradoras de dois bairros recém formados em Araraquara – Jardins Ibirá e Ipanema, decidiram denunciar o descaso do transporte público na cidade com sérios reflexos no abandono que dois setores próximos do setor 5 do Jardim Roberto Selmi Dei, estão expostos.
Segundo elas é um risco caminhar à noite dos lugares onde se encontram para chegar até o setor 5, ou vice-versa. São ruas escuras com suas laterais desabitadas em uma grande parte, ficando a mercê dos marginais, principalmente no período da noite. “Já houve tentativa de estupro neste trajeto”, contou uma delas.
Apelando ao RCIA ARARAQUARA para que colabore na divulgação da situação dramática que vivem, as mulheres estão encontrando eco na reivindicação: “Que ponto chegamos, ter que pedir interferência da Câmara Municipal, quando a obrigação é da Prefeitura Municipal e da Viação Paraty em nos oferecer um transporte coletivo, pelo menos justo”, argumento uma das manifestantes.
Sabedor das necessidades dos dois bairros o vereador Marchese da Rádio esteve no lugar e ouviu a lamentação do povo, indignado com o abandono. Marchese até gravou um vídeo, chamando o prefeito de amigo e pedindo ajuda para que – os moradores tenham uma linha exclusiva que circule pelos bairros.
Ana Cláudia, uma das coordenadoras do movimento disse na sua mensagem enviada ao nosso portal – que é moradora em Araraquara, bairro Jardim Ipanema (Vila dos Ibiras) e que está compartilhando o vídeo para demonstrar a luta diária e a reivindicação de pessoas, sobretudo mulheres e trabalhadoras que pedem apenas transporte para o bairro.
A Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana disse apenas que o modelo do transporte coletivo nos bairros Parque dos Ibirás/Jardim Ipanema (itinerários, horários, possibilidades de integração) foi traçado em várias reuniões realizadas com os moradores. Em quatro reuniões foram apresentadas e acatadas as demandas dos usuários.
Ora, respondeu um morador, nem era preciso de reunião para discussão das nossas necessidades, pois como é que a Prefeitura Municipal libera a criação dos bairros e não estabelece infra-estrutura. Isso é burrice, comentou.
O outro morador completou: “Agora estão falando de uma nova reunião, nós não queremos reunião, nós queremos transporte coletivo. Ou vão esperar a eleição chegar pra criar vergonha”…