Uma mulher de 72 anos procurou a Delegacia de Polícia nesta segunda-feira (29) dizendo ter sofrido injúria racial cometida por uma vizinha que reside no Recanto Feliz, em Araraquara;
A idosa ao fazer a queixa comentou que – teria ido limpar a casa de um vizinho neste conjunto residencial e que uma moradora passou a ofendê-la com palavras preconceituosas como “macaca, preta, vai comer banana, vai procurar o caminhão de onde você caiu”. Os xingamentos, disse a mulher, foram presenciados por outros moradores do lugar.
O caso teria ocorrido na semana passada e só nesta segunda-feira a mulher procurou registrar a ocorrência, justificando que demorou – por conta de estar pensando melhor sobre o que deveria fazer. Logo que registrou o boletim, a mulher foi orientada de que forma deve seguir com a ação.
Ao mesmo tempo a Polícia Civil vai investigar o caso.
Em maio, o Senado aprovou projeto de lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, aumentando a pena para dois a cinco anos de prisão. O crime também passa a ser inafiançável e imprescritível.
A proposta ainda prevê uma punição para os crimes cometidos em locais com a presença de público, como estádios de futebol e eventos culturais, incluindo também o banimento do autor das ofensas, além das sanções criminais. Também há acréscimo da pena quando as ofensas são proferidas por duas ou mais pessoas. Nesse caso, a pena pode aumentar pela metade e chegar a sete anos e meio de prisão.