Home Destaques

Na convenção do PRD forma de escolha irrita pretendente que joga camiseta do partido sobre a mesa (vídeo)

Uma vaga para dois interessados, levou um deles Rafael Cybis a ceder espontaneamente seu lugar para Lino Motorista, quando todos deveriam entrar em sorteio com chances igualitárias, gerou mal estar na convenção do PRD. Cybis tirou a camiseta do partido e a jogou sobre a mesa em direção a Mazzuccato.

0
Convenção partidária do PRD e Novo no fim de semana em Araraquara

A Convenção Municipal do PRD RENOVA ARARAQUARA, aconteceu no último final de semana, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara – ACIA, no centro da cidade. Da mesa de trabalho participaram Valdir Mazzuccato e Théo Bratfisch, presidente e vice-presidente do PRD, Felipe de Lima Vieira Coelho, presidente da coligação partidária Resgatando Araraquara e também os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita Pedro Tedde e Anna Paula Nunes que pertencem ao Partido NOVO.

Com objetivos previstos nas Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram definidos os candidatos proporcionais para composição da chapa de Vereadores(as) pelo PRD Araraquara, com definição dos nomes políticos e escolha dos respectivos números para a urna eleitoral. Também foi ajustado o estabelecimento da Coligação Partidária entre o PRD e o partido NOVO.

Os Convencionais deliberaram que o PRD Araraquara vai se apresentar nas Eleições Municipais de 2024, com chapa completa proporcional com 6 Vereadoras e a 13 Vereadores.

Considerando-se que as chapas proporcionais ao legislativo totalizam no máximo 19 candidaturas, no caso de Araraquara, uma a mais que a quantidade de assentos na Câmara Municipal que contempla 18 edis, o vice-presidente do PRD, Théo Bratfisch explicou em nota que todos convencionais, filiados, com no mínimo 6 meses de antecedência da data das eleições municipais que será em 6 de outubro, tinham o direito de se pré-candidatarem.

“A convenção partidária é soberana e democrática e no caso do PRD Araraquara houve 26 pré-candidaturas postulantes ao pleito, sendo 8 mulheres e 18 homens”, explicou o dirigente.

Para ele, decidiu-se na convenção colocar em votação o impasse surgido entre duas pré-candidaturas para completar as 13 vagas de homens; um dos pré-candidatos contudo abriu mão em favor do outro para que seguisse como concorrente, e diante disso, não houve a necessidade de se colocar em votação entre os convencionais essa escolha, ficando definida a chapa PRD Renova Araraquara ao pleito legislativo às eleições municipais.

O período conforme a legislação eleitoral, para a realização das convenções partidárias às Eleições Municipais de 2024, começou no dia 20 de julho e segue até o dia 5 de agosto. Os partidos políticos têm prazo de 24 horas para cadastrar no Sistema Eleitoral, de modo online, a Ata e a Lista de Presença, para efeito de homologação da composição da chapa proporcional de vereadores(as), e da coligação partidária e/ou majoritária ao Executivo, quando houverem.

IRRITAÇÃO DE UM DOS CONVENCIONAIS

O impasse a que se refere o vice-presidente do PRD, Théo Bratfisch, durante a convenção foi a forma de exposição de dois interessados em disputar uma vaga para as eleições legislativas. O critério de escolha não chegou a ser colocado em prática, pela desistência de um deles Rafael Cybis que abriu mão em favor do outro pretendente José Natalino Novais (Lino Motorista).

Contudo, sobraram farpas e irritado por não ter sido alertado pela direção do partido, Cybis criticou essa postura, e em meio a convenção, tirou a camiseta do partido, jogando-a na mesa em direção a Mazzuccato.

ASSISTA O VÍDEO EM QUE PRETENDENTE DIZ TER SIDO ENGANADO