A Polícia Federal de Araraquara realiza nesta quinta-feira (23) uma operação denominada “Mascavar” que busca encontrar indivíduos que fazem circular dinheiro falso, principalmente no comércio. Foram cumpridos de acordo com o próprio órgão policial cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão em São Carlos e Ribeirão Bonito, ambos municípios bem próximos de nossa cidade.
Já faz algum tempo que a Polícia Federal vem realizando importante trabalho de investigação. Uma das primeiras incursões nessa busca foi sobre um grupo criminoso especializado em adquirir eletrônicos anunciados na internet e pagos posteriormente com dinheiro falso e de forma pessoal.
A partir daí se dá a movimentação financeira fazendo circular o dinheiro falso o que gera grande prejuízo à população e que a Polícia Federal entende como sendo uma espiral de circulação.
Assim, estão sendo cumpridos nesta quinta-feira cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão; os investigados são residentes e agem em São Carlos e Ribeirão Bonito, tendo praticado inúmeros crimes deste tipo.
COMO AGIAM
Segundo a Polícia Federal, os criminosos criavam perfis falsos nas redes sociais, iniciando negócios com quem tinha anynciava produtos eletrônicos para vender. Um dos focos sempre foi aparelhos celulares.
Os pagamentos eram feitos nas próprias residências das pessoas que anunciavam e vendiam; as negociações também aconteciam no escurecer, pois tornava-se mais difícil a conferencia das notas.
A operação, segundo a Polícia Federal terá desdobramentos.