Início Cidade

Neste domingo em Araraquara 51% das pessoas estavam em casa, diz SIMI

Números foram divulgados no final da tarde desta segunda-feira apontando que Araraquara e São Carlos, cidades de porte semelhante. O curioso é que São Carlos não está num lockdown.

107
As madrugadas em Araraquara nestes últimos dias têm sido assim

O município de Araraquara está começando a semana com o anúncio de que, não há como conter a população em casa nesta pandemia, por mais brilhante que seja a campanha de conscientização. Os índices apresentam novamente um quadro decepcionante – 51%, a mesma taxa de São Carlos. No entanto, há que se destacar que São Carlos não apresenta medidas restritivas tão severas quanto as nossas.

O anúncio veio do SIMI (Sistema de Informações e Monitoramento Inteligente) que se refere a um ambiente computacional viabilizado tecnicamente para que o Governo do Estado de São Paulo possa consultar informações agregadas e anonimizadas sobre mobilidade, saúde e demais dados de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, a partir das quais são definidas pelas autoridades públicas as ações estratégicas necessárias ao combate da Covid-19.

Os índices de Araraquara nestes últimos dias

Em alguns momentos a própria população fica descrente sobre a maneira com que o controle do isolamento é feito, mas tecnicamente podemos dizer que ele é um dos recursos incluídos no SIMI-SP, disponibilizado pelas prestadoras de serviços de telecomunicação (Vivo, Claro, Tim, Oi) por meio de uma plataforma Big Data que é gerida pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Segundo as prestadoras de serviços de telecomunicação, o índice de isolamento é baseado na localização obtida pelas antenas de celulares (Estações Rádio Base – ERBs), as quais “marcam” uma referência para o lugar onde o celular “dormiu” entre as 22h00 e 2h00. Durante o dia, um celular que tenha se afastado desta referência (que é variável mas, para dar uma ideia, chega a aproximadamente 200 metros na cidade de São Paulo), é considerado fora do isolamento. Todo este processamento é feito pela operadora.

São Carlos com os mesmos 51% de Araraquara porém sem lockdown

O índice é atualizado diariamente, sempre mostrando os valores referentes ao do dia anterior. Este espaço de tempo das informações ocorre em função do trabalho das operadoras para agregar e anonimizar os dados, antes da geração dos índices que são repassados ao SIMI-SP, em respeito à privacidade de cada usuário.

A ação do SIMI neste domingo – dados finalizados na segunda-feira – também indica que o município de São Joaquim da Barra – com pouco mais de 52 mil habitantes, próxima de Orlândia e distante 160 km de Araraquara é que apresenta melhor desempenho no quesito isolamento social neste momento: 68%. Das cidades da nossa região, Taquaritinga destaca-se com 61% (quarto lugar). Ibitinga está em 19ª nona colocação com 53%.