Home Destaques

No dia do seu aniversário, Matão reverencia seu primeiro prefeito: Cairbar Schutel

Ao festejar mais um aniversário, Matão presta através do jornalista Gil Zambom, uma singela homenagem a Cairbar Schutel, seu primeiro prefeito. Nome de expressão na doutrina espírita, Cairbar com sua generosidade, era chamado - o Pai dos Pobres.

37
Cairbar Schutel, o pai dos pobres

O jornalista Gil Zambom em seu blog, neste domingo (27), faz em meio as comemorações do 125° aniversário de Matão, merecida homenagem a Cairbar de Souza Schutel, que teve grande importância na história do espiritismo, e de Matão, tendo sido fundamental sua participação na elevação de povoado para município. Cairbar, foi seu primeiro intendente, cargo equivalente ao atual prefeito, que exerceu mandato de março a outubro de 1899, e, depois, de 18 de agosto a 15 de outubro de 1900.

Ele era  muito respeitado por todos na cidade em sua época, chegando a comprar com seus próprios recursos o prédio para a instalação da prefeitura; foi consagrado com o título de “O Pai dos Pobres” da cidade, pois dava remédio de graça aos carentes e utilizava sua própria casa para acolher doentes.

Gil Zambom  explica que neste dia – toda população observa que as qualidades do município são exaltadas – suas belezas, suas indústrias, seu belíssimo e funcional traçado de ruas e avenidas, seu povo – mas que é importante enaltecer um dos maiores responsáveis por tudo isso e que possibilitou chegarmos assim até hoje. O nosso primeiro prefeito, o genial Cairbar de Souza Schutel.

Ele era natural do Rio de Janeiro, nascido aos 22 de setembro de 1868. Faleceu em 30 de janeiro de 1938 e está sepultado no cemitério local, num túmulo simples onde consta em uma lápide a frase: “Vivi, vivo e viverei porque sou imortal”.

Muitos e bons prefeitos contribuíram para chegarmos ao estágio atual mas Cairbar foi sem dúvidas o principal deles, com sua extraordinária visão futurista e visionária. Esse homem fez toda a diferença, conclui o jornalista.