Noite quente em Trabiju, incêndio cercou a cidade

Moradores foram evacuados pela Policia Militar, o fogo também fez estragos em Ribeirão Bonito e Dourado

262

O fogo que Trabiju enfrentou na tarde deste sábado (3), teve seu início em Dourado, mas devido aos fortes ventos do começo da noite as labaredas se espalhassem por todo o entorno chegando à cidade e tomando grandes proporções durante a noite.

Com o vento, as chamas se alastraram rapidamente. A queimada tomou conta de uma área de mata logo na entrada do município, mas os fortes ventos do começo da noite fizeram com que labaredas se espalhassem por todo o entorno da cidade.

O fogo também fez estragos em matas de Ribeirão Bonito e Dourado.

Em Trabiju, na região queimada, existiam plantações, granjas e moradias. Os moradores foram evacuados pelos policiais por conta do risco. No entanto, a granja e as moradias não foram afetadas devido ao fato do mato por lá estar roçado e baixo.

O Corpo de Bombeiros só conseguiram chegar à noite porque atendia uma ocorrência de queimada também de grande proporção em Araraquara, e que precisou do apoio de todas as unidades. No início da madrugada, por volta das 1h, o fogo pela região de Trabiju foi controlado, tanto próximo da pista que liga o município até Boa Esperança do Sul quanto pela região da granja.

Uma boa parte da área foi devastada, onde também tinha plantação de eucalipto e cana, e a destruição só não foi maior por conta do apoio de moradores e funcionários da granja, PremieRPet, caminhões da Prefeitura de Trabiju e Boa Esperança do Sul, de uma fazenda e do Corpo de Bombeiros. Vale ressaltar também a importância da Polícia Militar e Polícia Rodoviária, que fizeram o apoio no momento em que o fogo atingiu às margens da estrada.