Home Cidade

Novas atividades marcam aniversário de 11 anos do Centro da Juventude

Espaço do Jardim Pinheiros atende atualmente cerca de 70 jovens, mas trabalho será ampliado nos próximos meses, com oficinas culturais, esportivas e Centro de Cultura Digital

874
Desfrutem desse Centro da Juventude, resistam e cresçam cada vez mais, disse o prefeito

Uma solenidade na tarde desta quarta-feira (28) marcou o aniversário de 11 anos do Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros.

O local foi inaugurado em 2008, no segundo mandato do prefeito Edinho, e atende cerca de 70 jovens em projetos culturais e de desenvolvimento da cidadania.

Atualmente, é desenvolvida a oficina de Liberdade de Expressão (aulas de convivência, vínculo familiar e direitos humanos). Em breve, o espaço também terá oficinas de artes marciais e de música e receberá um novo Centro de Cultura Digital, além de passar por uma reforma estrutural.

Em sua fala, o prefeito Edinho recordou a criação do Centro da Juventude. “Esse espaço carrega um simbolismo muito forte. No início, ele abrigou o projeto ‘Reciclando Vidas’, do Fundo Social de Solidariedade, e acolheu adolescentes e jovens que trabalhavam no lixão recolhendo e vendendo recicláveis. Esse programa de reinserção social mudou muitas vidas”, explicou.

Edinho destaca que os jovens precisam de oportunidades e de incentivos para realizarem seus sonhos. “Vamos fortalecer cada vez mais o Centro da Juventude. Sonhar é legal, mas construir a realização do sonho é muito mais legal. A pior injustiça que pode ocorrer é a falta de oportunidades. Ao oferecer oportunidades aos jovens, nós estamos contribuindo para uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, disse o prefeito.

A secretária de Planejamento e Participação Popular, Amanda Vizoná, enalteceu a importância do espaço. “Esperamos que vocês usufruam desse espaço, participem das atividades. Vocês são a grande potência do País. Não é fácil ser jovem, porque às vezes ninguém quer ouvir e vocês têm muito a dizer. Mas tenham na Prefeitura uma parceira de vocês”, explicou Amanda.

A coordenadora de Direitos Humanos, Carolina Leão Marques, lembrou que o espaço receberá melhorias. “Vamos reformular a biblioteca, trazer mais oficinas. Vocês podem se sentir à vontade e transformar este espaço junto com a gente”, pontuou.

Adriel Barbosa, assessor de Políticas para a Juventude, também ressaltou que os jovens podem participar sugerindo melhorias no espaço. “O Centro da Juventude é de vocês. A gente conta com vocês para tornar este espaço cada vez mais especial”, analisou.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) deu orientações aos jovens. “Cada um de vocês podem ocupar o espaço que quiserem na sociedade. Estarem nos melhores cargos, nos melhores lugares. Desfrutem desse Centro da Juventude, resistam e cresçam cada vez mais”, disse.

Ainda estiveram no evento a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e outros coordenadores municipais; o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Rafael Willian Nardim; e Monique Agostinho de Almeida, que representou todos os jovens que frequentam o Centro da Juventude.