
Executada na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Gazaia II, organizada pelo DEIC de Bauru tirou de circulação um homem que é apontado como líder de um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Araraquara e região.
Segundo consta a operação promoveu o desmonte de apenas uma parte da organização criminosa que agia em diversos pontos da região com a prisão inclusive de mais seis suspeitos. Ao todo, foram 13 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva.
Participaram de toda movimentação policial – 50 agentes de segurança e 12 viaturas – o que demonstra a grandeza da operação desenfreada nas primeiras horas da manhã, se estendendo por mais de 6 horas.
Curioso é que o líder da organização monitorado pela Polícia Civil havia deixado Bauru onde começou a montagem do esquema chegando em Araraquara, onde passou a contratar novos integrantes com a movimentação de uma grande quantidade de drogas. Sua vinda para essa região estaria abrindo outro ciclo de comercialização, substituindo antigos líderes que estariam cumprindo penas.
O suspeito vinha utilizando “mulas” da cidade bem como moradores para lavar o dinheiro obtido com a venda de maconha, haxixe, cocaína, pasta-base e comprimidos de ecstasy.
De acordo com relatório policial foram apreendidos veículos, arma de fogo, drogas, dinheiro, balanças, materiais de embalagem e celulares, ocorrendo ainda o bloqueio de cerca de R$ 800 mil oriundo da movimentação criminosa só neste ano de 2025. A Polícia Civil segue com a investigação pois as prisões devem direcionar para outros criminosos.













