Home Cidade

Pá de cal sepulta PSDB em Araraquara e leva jeito antigo de fazer política, diz Viana

Jornalista José Maria Viana escreve sua coluna nos fins de semana no RCIA. Nesta edição, o colunista analisa comportamento do ninho tucano em debandada e mostra o fim de uma passagem decadente pela cidade entregue a acordos que geraram desconfiança no ninho.

58
PSDB teve os seus dias de glória com Roberto Massafera, depois veio caindo e sucumbe com Edna Martins

VITÓRIA NÃO EMPOLGA
Com 59.35% dos votos válidos ou 3,4 milhões de votos, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), sem empolgar o eleitor paulistano, recebeu um grande voto de confiança do eleitorado e se reelegeu prefeito de São Paulo sobre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) que obteve 40.65% dos válidos num montante de 2,3 milhões de sufrágios. Nunes creditou a vitória à gestão contra as ideologias e elogiou o governador Tarcísio de Freitas pelo apoio recebido.

FAÇA POR MERECER
O prefeito venceu graças, especialmente, à rejeição a seus adversários, grande tempo de TV e um arco de aliança conservadora que lhe sobrou na queda de braço entre esquerda e direita na eleição da Capital. Que o prefeito faça por merecer a confiança dos eleitores e promova um governo a altura dos problemas de São Paulo. Ele herda uma Prefeitura azeitada em recursos com as contas em dia. Que esse apoio seja empregado em reformas ambiciosas contra os apagões, nas áreas de segurança, educação e transporte e não em interesses fisiológicos.

HEGEMONIA DE PSD E MDB
O resultado do 2º Turno confirmou, nas duas eleições, a hegemonia de partidos de centro, como o PSD e MDB que elegeram mais prefeitos em todo país e nas capitais. O equilíbrio da política brasileira estaria voltando? Não, porque a direita avançou e a esquerda que também é centro – apenas como algumas bandeiras progressistas – diminuiu. Ou vocês esqueceram que a maioria das políticas públicas progressistas do PT, nasceram das mãos do PSDB, de centro?

EM SP, PT, TRÊS PREFEITOS
Além de serem os campeões do 1º Turno, PSD (878 prefeituras) e MDB (847), elegeram mais prefeitos nas 51 cidades em disputa e cada um deles venceu em cinco capitais. PL e União Brasil, da direita, elegeram dois prefeitos em capitais, cada um. O PP e o Podemos venceram também cada um em duas capitais. O PT só elegeu uma, a Prefeitura de Fortaleza. No Estado de São Paulo, seu berço, o PT elegeu apenas três prefeitos: Lucianópolis, Santa Lúcia e Matão.

PÁ DE CAL ENTERRA PSDB
Por outro lado, segundo a Doutora em Ciência Política pela USP, Camila Rocha, “a eleição colocou a última pá de cal no enterro do PSDB. O partido já havia sofrido perdas significativas na eleição de 2022”. Ela conta que entre 1994 e 2010, os tucanos contaram com ao menos seis governadores, hoje são apenas três. Em 2008, contava com 786 prefeituras; subiu para 806 em 2016; caiu para 535 prefeituras em 2020 e neste ano caiu de novo para 273 prefeituras.

ATROPELADO PELO BOLSONARISMO
A pesquisadora do Cebrap diz que nenhum dos sete candidatos lançados nas capitais foi ao 2º Turno e, em São Paulo, além do pífio resultado de José Luiz Datena (1,84% dos votos), não elegeu nenhum vereador. “Após abraçar o antipetismo como bandeira e engrossar as fileiras do impeachment de Dilma, foi atropelado pelo bolsonarismo e nunca mais conseguiu se recuperar. Criado como moderno contra o atraso, foi sepultado por velhos e novos atrasos”.

PRESIDENTE MATA PARTIDO
Já em Araraquara, a pá de cal na sepultura do PSDB foi colocada pela própria presidente do partido, Edna Martins. Após se dizer e se lançar candidata a prefeita pelo PSDB, atacou o vereador Rafael de Angeli que sonhava ser candidato pelo partido, fez acordo com Edinho Silva para apoiar Eliana Honain (PT), sem consultar a agremiação, desiste da candidatura e sequer se lançou a vereadora para puxar a chapa do PSDB. Não elegeu ninguém! PSDB está morto aqui!

PT MINGUOU
A professora emérita da USP e pesquisadora do Cebrap Maria Hermínia Tavares escreve sobre os fracassos do PT nesta e em outras eleições, face ao centro e à direita que se expandem. Segundo ela, “O partido minguou nos grandes centros urbanos, perdendo espaço para as forças direitistas. Uma parte dos setores populares das cidades desgarrou-se da agremiação a que dava lastro”. E diz que o desempenho do partido em eleições municipais nunca foi bom.

DE ONDE VEIO O PT
Tavares conta que o PT nasceu da confluência de lideranças sindicais do operariado e do setor público; dos movimentos sociais urbanos; das organizações de base da Igreja Católica; de militantes da esquerda convertidos à causa democrática; e de intelectuais progressistas das universidades. Se lançou na contenda eleitoral com uma forte agenda de direitos sociais e redistribuição de renda, mas o Brasil de hoje é bem outro.

BRASIL MUDOU MUITO
Ressalta que o país foi transformado pelas reformas econômicas que domaram a inflação e também pelas reformas sociais que o PT aprofundou e das que iniciou; pelas mudanças sem volta no mundo do trabalho; pela expansão das universidades privadas; pela transição religiosa que aprofundou o pluralismo das crenças; pelos problemas urbanos agravados pela crise do clima e pela expansão do crime organizado. “Assim, para escapar do “Gueto Brâmane”, o PT terá de ir além de repetir o discurso que lhe garantiu vitórias passadas”. É isso, ou o fim!

MARIELE E ANDERSON
Enfim, após seis anos, sairam as primeiras condenações dos assassinos da vereadora Mariele Franco e de Anderson Gomes. Os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, receberam pena de 78 e 59 anos e terão que pagar indenizações por dano moral a cinco parentes das vítimas, no valor de R$ 706 mil cada e mais pensão ao filho de Anderson, hoje com oito anos, até os 24. As penas foram reduzidas pelo acordo de delação premiada e prevê regime fechado para Lessa até março de 2037. Para a juíza Lúcia Glioche, “a Justiça é lenta, torta, mas chega”!

COVID VOLTOU PIOR
As agências de saúde pública em toda a Europa estão alertando sobre a disseminação alarmante de uma nova cepa da Covid que está ameaçando o continente. Chamada de variante XEC, o vírus já foi detectado em pelo menos 11 países europeus. Mas a ameaça já parece ser global: a nova linhagem foi identificada no Canadá, Estados Unidos e agora Brasil, mais especificamente, em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A variante XEC foi encontrada pela primeira vez no Brasil pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras de dois pacientes diagnosticados com Covid-19 em setembro.

POLÊMICA CONCESSÃO LIXO
Discute-se e condena-se nas redes sociais de Araraquara a concessão do lixo por 30 anos! Em junho de 2023, a Prefeitura da cidade abriu uma licitação para a concessão dos serviços de gestão e manejo de resíduos sólidos por 30 anos. A licitação foi precedida por uma Audiência Pública na Câmara Municipal, onde foram apresentadas informações sobre a proposta de concessão. A tarifa mensal será estimada em R$ 1,969 por metro cúbico! Legado do PT!