Os cabos Fernando e Rolak compareceram no Residencial Nova Cidade para atender uma ocorrência de danos, onde um rapaz de 37 anos pediu dinheiro para o pai, alegando que seria para comprar entorpecente e ao ter pedido negado, começou a quebrar os móveis. Em seguida ateou fogo na casa.
De fato, na chegada dos policiais na moradia que fica na Rua Vereador Amaury Squisatti, onde é proprietário um senhor de 68 anos de idade, houve a constatação dos danos.
O idoso relatou aos cabos Rolak e Fernando que seu filho, de 37 anos, ateou fogo na residência e que as chamas haviam sido controladas pelo Corpo de Bombeiros.
O autor foi detido e encaminhado ao Pronto Socorro pela unidade de resgate do SAMU, para ser medicado, sendo em seguida apresentado ao delegado Marlos Marcuzzo, que estava no plantão policial.
A autoridade da Polícia Civil determinou que fosse elaborado o auto de prisão em flagrante delito por incêndio criminoso (Artigo 250 do Código Penal Brasileiro). Depois, o rapaz foi encaminhado para a Cadeia Pública de Santa Ernestina.
O delegado solicitou a presença da Polícia Científica para a realização da perícia técnica.