Com um total de 2.465 furtos ocorridos durante todo o ano passado e restando apenas o mês de dezembro para o fechamento da temporada 2020 que apresenta números menores – 1.754 ocorrências, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo já pode comemorar uma queda nestes índices.
Os dados foram anunciados nesta segunda-feira (28) e mostram este cenário que além da ação policial teve a pandemia para auxiliar nesta redução, já que entre março e outubro do ano passado foram registradas 1.647 ocorrências e este ano praticamente atípico estes números caíram para 1.179.
A iniciativa da divulgação de dados é pioneira, diz a Secretaria de Segurança Pública, já que se tornou obrigatório mostrar os números através do Diário Oficial, bem como a divulgação no site da SSP, no prazo de trinta dias após o encerramento de cada trimestre.
A coleta de dados criminais em todo o Estado de São Paulo padroniza e organiza o fluxo de números coletados junto às polícias, a partir do registro de ocorrências criminais. Seu conteúdo ajuda a monitorar a evolução das tendências dos principais indicadores criminais do período, bem como na tomada de decisões no âmbito do Estado e das polícias.
Fato também curioso é que em novembro do ano passado Araraquara registrou 180 furtos e neste ano após praticamente a reabertura total das atividades não essenciais este número saltou para 205, o que mostra essa diferença provavelmente provocada pela pandemia.
Já as tentativas de homicídio tiveram crescimento se compararmos novembro de 2019 e 2020; são 2 e 3, respectivamente.
BALANÇO DAS OCORRÊNCIAS ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO / 2020