Home Cidade

Para o Bem-Estar Animal cavalo abandonado não se encaixa no protocolo, disse o fiscal

Por estar sendo tratado por moradores e apresentar aspecto de que não está abandonado pois se encontra em bom estado de saúde, um cavalo amarrado em uma árvore há cinco dias sofre as consequencias de uma provável desidratação. Por estar bem, porém abandonado, o animal não se encaixaria no protocolo de atendimento do órgão.

22
Animal está amarrado na árvore e por estar sendo tratado - ainda que por moradores - não se encaixa no protocolo de abandono

O abandono de um cavalo há cinco dias no Jardim Industrial gerou denúncias e boletim de ocorrência feito pela própria Guarda Civil Municipal, buscando apurar responsabilidades sobre a quem compete amparar o animal.

Segundo consta o animal está amarrado com o uso de corda em uma árvore, sem muito espaço para se movimentar; a água vem sendo colocada por moradores para evitar a desidratação do cavalo, que estaria sendo abandonado.

A Guarda Municipal teria sido acionada pelo vereador eleito Carlos Alberto Baldassari, que compareceu no local e de imediato chamou o Bem-Estar Animal, órgão que – tem como uma das principais frentes de atuação a fiscalização de maus tratos e o acolhimento de animais.

O fiscal do Bem-Estar Animal teria ido ao lugar onde o cavalo está amarrado e relatou que o cavalo está bem, não se encaixando ao protocolo aplicado pelo setor, que é regido pelo munícipio, especificamente para cuidar dos animais, ainda que em estado de abandono. Também não teria levado em conta que – os moradores estão cuidando do cavalo.

A equipe da GCM vendo que o caso não será resolvido elaborou boletim de ocorrência por “preservação de direito”.

Em dezembro, a coordenadora do Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, havia comentado que em algumas situações são resgatados animais com tutor, desde que haja situação de maus tratos, como neste caso, o abandono.