O abandono de um cavalo há cinco dias no Jardim Industrial gerou denúncias e boletim de ocorrência feito pela própria Guarda Civil Municipal, buscando apurar responsabilidades sobre a quem compete amparar o animal.
Segundo consta o animal está amarrado com o uso de corda em uma árvore, sem muito espaço para se movimentar; a água vem sendo colocada por moradores para evitar a desidratação do cavalo, que estaria sendo abandonado.
A Guarda Municipal teria sido acionada pelo vereador eleito Carlos Alberto Baldassari, que compareceu no local e de imediato chamou o Bem-Estar Animal, órgão que – tem como uma das principais frentes de atuação a fiscalização de maus tratos e o acolhimento de animais.
O fiscal do Bem-Estar Animal teria ido ao lugar onde o cavalo está amarrado e relatou que o cavalo está bem, não se encaixando ao protocolo aplicado pelo setor, que é regido pelo munícipio, especificamente para cuidar dos animais, ainda que em estado de abandono. Também não teria levado em conta que – os moradores estão cuidando do cavalo.
A equipe da GCM vendo que o caso não será resolvido elaborou boletim de ocorrência por “preservação de direito”.
Em dezembro, a coordenadora do Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, havia comentado que em algumas situações são resgatados animais com tutor, desde que haja situação de maus tratos, como neste caso, o abandono.